Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas tem projetos para ampliar oferta de cursos

Ifal Piranhas tem projetos para ampliar oferta de cursos

publicado: 21/05/2018 13h57, última modificação: 21/05/2018 13h57

O Ifal Piranhas vem crescendo e expandindo a oferta de novos cursos. Durante a atual gestão, já houve a implantação de dois novos cursos: o Técnico Integrado em Alimentos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo ao percentual da lei que estabelece 10% de matrículas nessa modalidade nos Institutos Federais; e o Bacharelado em Engenharia Agronômica. “Desde o início da nossa gestão, nós nos esforçamos para cumprir os percentuais que a lei orienta e estamos conseguindo, atualmente, por exemplo, nós já ultrapassamos o percentual de matrículas orientado para jovens adultos, enquanto que o percentual geral do Instituto não ultrapassa 3%”, afirma o diretor-geral do campus, Ricardo Albuquerque Aguiar.

Sobre os futuros projetos de crescimento acadêmico do campus, Ricardo afirma que já foi solicitado à Reitoria que o Ifal Piranhas torne-se um Polo da UAB (estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância - EaD), com a oferta dos cursos de licenciatura a distância em Letras Vernáculas e em Ciências Biológicas. Além desses há em curso propostas de graduações em Administração Pública e a oferta do curso presencial de Licenciatura em Física. O diretor-geral explica que a implantação desses novos cursos atenderia ao percentual de 20% das matrículas do campus em cursos de formação de professores, conforme orienta a Lei n° 11.892. “No entanto, para além de cumprir à exigência, a ampliação atende ao desejo do corpo docente que está empanhado em trazer mais uma graduação ao sertão”, afirma o diretor.Diretor-geral Ricardo Albuquerque Aguiar

Ricardo explica que há uma carência de profissionais de física na região, justamente, pela não oferta desta formação na cidade de Piranhas e nas circunvizinhas. Ele afirma ainda que seria muito estratégico trazer esse curso para o Ifal Piranhas, devido ao privilégio de limites geográficos que o município tem (divisa com Sergipe e muito próxima aos estados da Bahia e Pernambuco). “Temos um corpo docente muito gabaritado e, com a qualidade do projeto que foi submetido, nossa expectativa é de que o Curso de Licenciatura em Física, em breve, seja aprovado”, conta o diretor.