Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas subsidia bolsas de pesquisa com orçamento próprio do campus
conteúdo

Notícias

Ifal Piranhas subsidia bolsas de pesquisa com orçamento próprio do campus

Pela primeira vez, o campus utilizou recursos próprios para manter projetos de pesquisa não contemplados por bolsa em edital da PRPI

publicado: 12/01/2018 10h38, última modificação: 12/01/2018 10h38

Em 2017, pela primeira vez, projetos de pesquisa receberam subsídio de bolsas com recursos de orçamento próprio de cada campus. O campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Piranhas foi um dos campi que conseguiu arcar com as bolsas de projetos de pesquisa aprovados no edital n° 3 (2017 a 2018) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), mas não contemplados com bolsas oriundas de recursos da PRPI e de agências de fomento à pesquisa (CNPq e CAPES).

No edital, foram ofertadas 237 vagas para projetos de pesquisa com bolsa, a maioria delas com recursos advindos da própria PRPI. No entanto, a PRPI permitiu cadastrar também projetos não contemplados com bolsa, chegando ao número total de 322 projetos aprovados. Segundo o coordenador de pesquisa do Ifal Piranhas, Michelangelo de Oliveira Silva, ficou a cargo dos campi avaliar se teriam orçamento para arcar com as bolsas dos projetos de pesquisa de seu campus não contemplados pelo edital.

Dos 16 campi do Ifal, 12 estão financiando bolsas com orçamento próprio. Ao todo, 16 projetos do campus Piranhas foram aprovados pelo último edital, desses, 11 são financiados ou pela PRPI ou por agências de fomento e os outros 5 são subsidiados com orçamento próprio do campus Piranhas. “Os diretores que assumiram esse compromisso foram muito corajosos de apoiar os projetos, especialmente, neste momento que o país atravessa de muitos cortes na educação e com as agências de fomento emitindo cada vez menos editais”, afirma Michelangelo. Em fevereiro, acontecerá a primeira avaliação dos projetos de pesquisa e exposição dos resultados parciais.