Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas realiza Chamada Pública para mapeamento de produtos da agricultura familiar para 2026
conteúdo

Notícias

Ifal Piranhas realiza Chamada Pública para mapeamento de produtos da agricultura familiar para 2026

publicado: 19/09/2025 10h46, última modificação: 19/09/2025 15h17

O Campus Piranhas, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realiza no próximo dia 3 de outubro, às 9:30h, no auditório da unidade, a 1ª Chamada Pública 2025 para mapeamento da produção da agricultura familiar local/regional, com vistas a subsidiar a produção de cardápio próprio, como parte do processo de aquisição de produtos da agricultura familiar para cumprimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Podem participar do pleito, os agricultores familiares, individuais ou organizados em grupos, formais ou informais, Cooperativas e Associações agrícolas, bem como entidades correlatas locais e regionais.

“A articulação entre os atores sociais envolvidos no processo de aquisição e oferta de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar é fundamental para a boa execução e cumprimento dos objetivos principais do programa”, aponta Jackson Moreira, coordenador de Suprimentos da unidade.

O servidor reforça que propósito desta ação é identificar a diversidade, a quantidade e a sazonalidade na produção dos gêneros alimentícios ofertados pela agricultura familiar que possam ser utilizados no cardápio da alimentação escolar. A partir disso, será possível realizar o mapeamento dos produtos da agricultura familiar local.

“Sendo esta uma etapa de grande importância para a promoção de um diálogo e um trabalho conjunto entre a entidade executora, e com as representações da agricultura familiar e de segmentos que possam trabalhar com a interlocução entre ambas, como as entidades locais de assistência técnica e extensão rural (ATER)”.

Mapeamento dos produtos da agricultura familiar local

O mapeamento deve conter, no mínimo, a discriminação dos produtos locais, quantidade de produção e época de colheita (calendário agrícola), e a disponibilidade do produtor na entrega regular destes insumos para uso durante o ano letivo, no preparo dos alimentos a serem fornecidos aos estudantes beneficiários do Programa. 

“ É recomendável que os participantes levem para a Chamada seus dados de produção já consolidados em forma de documento (lista, planilha, entre outros), contendo informações e detalhes sobre quantitativos produzidos, bem como a sazonalidade da produção/oferta no ano”, reforça Jackson.

Além da participação de servidores do Campus das áreas de Compras, Licitações e Contratos, bem como da Assistência Estudantil, a reunião contará também com a a mediação de uma nutricionista convidada pela instituição,  ela é a profissional capacitada a compor um cardápio escolar que respeite as especificidades culturais e nutricionais, levando em consideração o mapeamento dos produtos levantados na ocasião, facilitando ainda o planejamento das compras.

A profissional poderá ainda contar com o apoio das entidades representativas da agricultura familiar, para conhecer os agricultores locais e seus níveis de organização, capacidade logística, de beneficiamento da produção, entre outros, de forma a identificar e estimular o potencial para diversificar a sua produção e atender à demanda da alimentação escolar.

Além de representar a diversificação do cardápio dos estudantes, o mapeamento visa também fortalecer a economia local, ao criar um mercado seguro e estável para os pequenos produtores, incentivando a sustentabilidade e gerando renda para as famílias envolvidas, ao integrar os produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

Maiores informações poderão ser obtidas por meio do e-mail suprimentos.piranhas@ifal.edu.br