Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas publica editais para ingresso por transferência e portador de diploma
conteúdo

Notícias

Ifal Piranhas publica editais para ingresso por transferência e portador de diploma

As inscrições começam nesta próxima segunda-feira, 2 de fevereiro
publicado: 30/01/2026 12h21, última modificação: 30/01/2026 12h21

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

O Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, nesta quinta-feira (29), os editais n° 07/2026 e 08/2026, referentes à seleção via portador de diploma e transferência externa e interna nos cursos superiores de Engenharia Agronômica, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, para o ingresso a partir do 2° período letivo de 2026.

Em ambos os casos, o período de inscrição inicia nesta próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, e vai até o dia 8 de fevereiro. As inscrições ocorrem de forma gratuita através da página de exames do Ifal: https://exame.ifal.edu.br/publico/vestibulares/futuros.

Portador de diploma

O edital nº 07/2026 oferta vagas para os cursos de Engenharia Agronômica (cinco vagas) no período diurno, Licenciatura em Física (cinco vagas) no período noturno e Licenciatura em Matemática (cinco vagas) no período noturno. Para concorrer à seleção, é necessário possuir diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC) e histórico escolar de conclusão de graduação.

Segundo o edital, a seleção dos candidatos será realizada pela coordenação do curso escolhido através de três etapas: análise documental, análise do histórico escolar de ensino superior e aproveitamento de disciplinas curriculares.

Transferência externa e interna

Já o edital nº 08/2026 disponibiliza vagas para os cursos de Engenharia Agronômica no período diurno, Licenciatura em Física no período noturno e Licenciatura em Matemática no período noturno. Em todos os casos, estão sendo oferecidas cinco vagas para transferência externa e cinco vagas para transferência interna.

Para participar da seleção, os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação, no ano letivo vigente, em outra instituição de ensino superior (para a transferência externa) ou no Ifal (para a transferência interna); cursar o mesmo curso ou áreas afins, autorizados ou reconhecidos pelo MEC; apresentar toda a documentação exigida pelo edital; ter concluído o primeiro período na instituição de origem ou no Ifal e ter coeficiente acadêmico mínimo no curso igual ou superior a 6,0 na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem.

De acordo com o edital, a seleção dos candidatos será feita pela coordenação do curso, através da comissão de análise, em duas etapas: a análise documental, que consiste na verificação das exigências do edital e na validade dos documentos apresentados no formulário de inscrição; e a segunda etapa, que trata da análise do histórico escolar da graduação.

Cronograma

Os dois editais compartilham o mesmo cronograma, que se estabelece da seguinte maneira: a análise das inscrições acontece no dia 9 de fevereiro e, no dia seguinte, será publicado o resultado preliminar. O período de recurso inicia no dia 11 de fevereiro e o resultado final está previsto para o dia 12 de fevereiro.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista