Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas ocupará praça com atividades de cultura, lazer e socialização

Ifal Piranhas ocupará praça com atividades de cultura, lazer e socialização

publicado: 20/04/2018 14h43, última modificação: 20/04/2018 14h43
Estudantes farão atividades de cultura e lazer em praça de Piranhas

Na próxima sexta-feira (27), às 15h, estudantes do Ifal Piranhas irão ocupar a Praça da Igreja São Francisco e utilizá-la como espaço de lazer, socialização e cultura, promovendo diversas atividades. A iniciativa surgiu após uma aula de Sociologia, em que os alunos do 4° ano discutiram questões urbanas e levantaram o problema da não ocupação de espaços públicos e da falta de entretenimento e promoção cultural na cidade de Piranhas.

Praças abandonadas, sujas, algumas com espaço delimitado, mas que nunca chegaram a existir fazem parte dos espaços públicos de Piranhas. Para intervir nessa realidade e fazer os estudantes viverem sua cidade, a professora de Sociologia, Enedina Souto, fez um convite que eles prontamente aceitaram: ocupar a Praça da Igreja São Francisco e criar nela uma atmosfera de experimentação. A proposta envolve música, troca de livros, jogos, picnic, feira orgânica, exercícios funcionais, encontro de colecionadores e, principalmente, a partilha do espaço e a troca de experiências.

Enedina explica que exploração dos espaços urbanos pelo capital, gerando desigualdade nas estruturas e serviços oferecidos à população, leva a problemas sociais como violência urbana e falta de perspectiva dos jovens sobre o futuro. “Entendendo que o acesso a políticas culturais concomitantemente com a formação escolar são imprescindíveis para formação do indivíduo no contexto de relações sociais globalizadas, o projeto procura promover a ampliação de capital cultural por meio da ocupação da Praça da Igreja São Francisco, além de levar à reflexão sobre a praça como espaço público de lazer e socialização alternativo à exploração do capital e dar  visibilidade a ela como espaço de exposição das mais variadas expressões  juvenis”, afirma a professora.