Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas obtém destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

Ifal Piranhas obtém destaque na Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes do campus faturaram uma medalha de prata e três menções honrosas

por Roberta Rocha publicado: 01/03/2021 13h16, última modificação: 10/03/2021 09h04

A Olimpíada Nacional de Ciências - ONC, maior olimpíada do conhecimento em ciências do país, divulgou na última semana de fevereiro, a lista de premiados da edição 2020. Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal se destacaram na disputa e conquistaram, ao todo, 16 medalhas, além de 39 menções honrosas. O Campus Piranhas trouxe para o Sertão alagoano uma medalha de prata e três menções honrosas.

Obtiveram reconhecimento na ONC 2020 também os campi Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Maragogi, Santana do Ipanema e Satuba.

De acordo com a professor de Biologia do Ifal Piranhas, Victor Cedo, a vantagem em participar desse tipo de competição é poder "transformar a competitividade, que isoladamente não é nada positiva, em uma ferramenta de ensino".

O docente de Química do Ifal Piranhas Ronny Francisco Marques destacou que os próprios estudantes motivam uns aos outros durante a preparação para a olimpíada. "Aqueles alunos que gostam e se interessam por exatas se destacam nas aulas de cada disciplina. Então nosso primeiro contato é com eles. Eles contribuem bastante na divulgação e estímulo aos demais. São eles que buscam monitorias e projetos nessas áreas. O contato com eles é fundamental para um participação maior de outros estudantes", contou.

Entre os premiados do campus nesta edição, as três menções honrosas foram para discentes que nunca haviam recebido esse reconhecimento na disputa: Edmilson Gomes, Beatriz Costa e Graziele Alves. Essa última, participou da ONC em 2019, mas não conseguiu a aprovação para a segunda fase. "Fiquei frustrada e falei que no próximo ano iria passar [na segunda fase]. Pretendo fazer novamente a próxima e, quem sabe, ganhar uma medalha", comentou.

Já a estudante Beatriz Costa falou da surpresa com o bom resultado e do apoio de docentes do campus para essa conquista. "Participar da ONC foi um processo um pouco diferente, devido às circunstâncias da Covid-19, porém tivemos apoio dos professores Ronny e Victor, que foram atenciosos e nos influenciaram a participar. Gratidão ao Ifal por nos proporcionar atividades como essa".

Com um preparatório feito a partir da revisão de conteúdos visto em sala de aula, o aluno Edmilson Gomes apontou a participação na ONC como uma decisão acertada. "Não só para pegar medalha, menção honrosa, mas porque você aprende muito, inclusive para o vestibular. Porque tem questões muito difíceis nessas olimpíadas. Fico feliz que mesmo na pandemia nosso campus conseguiu obter premiação, para ver o esforço, principalmente dos professores, que eles incentivaram muito a gente", concluiu.

Apenas José Natanael dos Santos, que conquistou a medalha de prata nesta edição, não é estreante no pódio da ONC. Em 2019, ele faturou a medalha de bronze na olimpíada.

Sobre a iniciativa - Articulada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição testa os conhecimentos de estudantes do ensino médio e das últimas séries do ensino fundamental nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. De acordo com os organizadores, a edição 2020 bateu recorde de participação, com mais de dois milhões de inscritos.