Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Grupo extensionista promove ações ambientais no Campus Piranhas e na comunidade externa

Projeto já articulou trilha ecológica, coleta seletiva e oficinas em escolas públicas

publicado: 15/10/2019 18h08, última modificação: 15/10/2019 18h09

O projeto de extensão Sertão Sustentável está colecionando elogios por sua atuação diversificada em prol do meio ambiente. Formado por servidores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas, o grupo organizou, nos últimos meses, trilha ecológica com aposição de placas de conscientização, campanha pelo não uso de copos descartáveis em uma academia de ginástica da cidade ribeirinha, visitas a escolas municipais para realização de oficinas de temática ambiental voltadas ao público infantil, exibição de filme sobre destinação de resíduos sólidos para sensibilização da comunidade acadêmica, implantação de coleta seletiva de lixo na unidade de ensino, além de parceria com cooperativa local de recicladoras para entrega dos materiais separados no campus. Nesta segunda-feira, 14, os participantes se reuniram para avaliar as ações desenvolvidas e agendar as atividades de encerramento do projeto.

De acordo com Hugo Araújo, um dos organizadores do Sertão Sustentável, o cronograma final prevê mais uma sessão de exibição de filme com temática ambiental na instituição, dessa vez direcionado a estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A intenção é realizar também uma última prática de conscientização na orla do Rio São Francisco. No mês de julho, um questionário já foi aplicado para frequentadores da chamada "Prainha", no centro histórico de Piranhas. Lá, os bolsistas Werick Santos e Maria José Ribeiro interrogaram usuários do ambiente a respeito do descarte inadequado de resíduos sólidos na região. "O projeto envolve ações de conscientização socioambiental em Piranhas, por isso, atuamos em muitas frentes, em uma perspectiva multidisciplinar. Ficou dinâmico e conseguimos mobilizar diversos setores", comenta Hugo.

Ação dos bolsistas nas escolas municipaisVisitas a escolas públicas - Em execução há 5 meses, o projeto Sertão Sustentável circulou em três instituições públicas de ensino, atingindo mais de 150 crianças com faixa etária entre 7 e 9 anos. Nas escolas municipais Professora Sônia Maria Brito Rodrigues, Nossa Senhora da Saúde e no Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Rodrigues, os estudantes que atuam no projeto de extensão exibiram vídeos explicando a diferença entre material reciclável e não reciclável, fizeram brincadeiras, desafios e oficinas de pintura focadas em identificar as lixeiras da coleta seletiva. "Tudo para ensinar às crianças a importância de separar o lixo e reciclar", resume o também coordenador do projeto Damazio Alencar.

Associação de mulheres recicladoras - Outra instituição beneficiada pela atuação do grupo extensionista do Campus Piranhas foi a Associação de Catadores e Recicladores do Município de Piranhas (Ascarpi). A história da associação começou em 2018, a partir de uma fábrica de vassouras existente no galpão onde atualmente se reúnem sete mulheres. O negócio ganhou novos contornos com o passar dos anos e, hoje em dia, elas procedem desde a coleta, separação, reciclagem de materiais, até a produção e comercialização de artesanato, vassouras e sabão ecológico a partir deles.

"Comecei catando latinha por conta própria, para ajudar [no orçamento doméstico]. Aí vim para cá e gostei. Não tem ninguém mandando. Querendo ou não, todo mundo acha bom trabalhar sem patrão. Agora aqui tem regras, porque sem regras não funciona. Temos um livro de ponto e cada uma recebe de acordo com a carga horária trabalhada", conta Margarida Monteiro de Oliveira Santos, secretária da Associação.

Hugo Araújo, à direita, organiza coleta seletiva no campus

A equipe do Sertão Sustentável fez algumas visitas às catadoras, conversou sobre as estratégias da associação e a implantação de novos pontos de coleta de materiais recicláveis na cidade, uma das principais preocupações do grupo. "A gente gostaria de ter o apoio dos comerciantes e das demais pessoas, que separassem seu lixo. Se a gente for fazer coleta de casa em casa, de comércio em comércio, fica inviável. Então quem quiser colaborar pode trazer seu lixo coletado de segunda à sexta, no período da manhã na Ascarpi ou agendar pelo telefone (82) 9843-2205 e (82) 8879 - 4027", detalha a secretária. Aos sábados, também é possível levar materiais recicláveis na sede e encontrar os produtos artesanais à venda.

Desde o mês de abril, o Sertão Sustentável implantou as lixeiras de separação de lixo seco e lixo molhado no Campus Piranhas. Toda quarta-feira, as associadas comparecem à unidade de ensino para retirada dos resíduos orgânicos e não-orgânicos.