Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Graduandos de Física do Ifal Piranhas publicam e-book sobre espelhos esféricos

Graduandos de Física do Ifal Piranhas publicam e-book sobre espelhos esféricos

Obra está disponível na versão digital com acesso gratuito

por Roberta Rocha publicado: 07/10/2022 14h01, última modificação: 07/10/2022 14h01

Três estudantes da licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas desenvolveram uma obra sobre espelhos geométricos que foi aceita para publicação pela Editora Metrics. Gilberto Hélder Júnior, Natânayli da Silva Araújo e Wilas Lima Ferreira receberam a orientação do docente Felipe Alexandre Medeiros para produzir o e-book, que está disponível para download gratuito na página da editora.

A obra “Fundamentos sobre os Espelhos Esféricos: Conceito, Propriedades e Estudo Analítico” é fruto do desafio proposto na disciplina Saberes e Práticas no Ensino de Física II, de elaborar um material com conteúdos da área voltados ao Ensino Médio. No e-book, são abordados temas como a classificação e os elementos de espelhos esféricos, além da formação de imagens em espelhos côncavos e convexos.

Segundo a graduanda Natânayli da Silva, um dos diferenciais do e-book em questão é a seleção de criteriosa de exercícios para reforçar o aprendizado dos leitores. "Fizemos uma seleção de questões, colocamos a resolução. Analisamos livros de ensino médio e superior e apostilas sobre esse conteúdo. Não tem muitos [materiais disponíveis sobre o tema] e os que têm, falam de forma mais sucinta. Nós fizemos esse aprofundamento", afirmou.

A obra, conforme os autores, pode ser utilizada por estudantes para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, bem como por docentes em suas aulas de Física.

Acesse o e-book aqui.