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Curso de Engenharia Agronômica do Ifal Piranhas recebe nota máxima em avaliação do MEC
Relatório feito pelos avaliadores do Ministério está disponível on-line
O resultado do processo de avaliação e reconhecimento do curso de bacharelado em Engenharia Agronômica do Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas - Ifal foi divulgado nesta sexta-feira, 6, por meio de relatório enviado por representantes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação - MEC à Procuradoria Educacional institucional. A graduação obteve o conceito 5 na avaliação de reconhecimento de curso, isto é, a nota máxima atribuída no processo.
Esse indicador diz respeito à qualidade da organização didático-pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura ofertada pelo curso. Para chegar à conclusão, dois avaliadores do MEC fizeram visita in loco ao campus do alto sertão alagoano entre os dias 28 e 29 de novembro, onde se reuniram com dirigentes institucionais, técnicos administrativos, docentes, coordenação do curso, núcleo docente estruturante, representantes da Comissão Própria de Avaliação do Ifal, além de vistoriar laboratórios, instalações, acervo da biblioteca e a documentação pertinente ao curso.
A comunidade acadêmica do Campus Piranhas e gestores do Ifal comemoraram a nota máxima. "O resultado dessa avaliação reflete o empenho do corpo docente, dos técnicos, dos terceirizados e dos estudantes do curso. Retrata o esforço conjunto feito por toda a instituição para promover educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, em todos os campi do Instituto Federal de Alagoas", afirmou o reitor Carlos Guedes.
O coordenador da graduação avaliada, Fabiano Prates, ressaltou que o parecer de excelência é destaque também em âmbito regional. De acordo com ele, poucos cursos de Engenharia Agronômica no Brasil têm esse nível de avaliação conquistado pelo do Ifal Piranhas.
"Somos provavelmente o único curso da área com essa nota no Nordeste. Isso é resultado de muito trabalho por parte da gestão, do nosso departamento acadêmico, do administrativo e da assistência estudantil do Ifal, que tem uma política estudantil que favorece e muito a permanência dos nossos alunos no curso. Sem falar do corpo docente sempre se dedicando a todas as atividades, além de aulas expositivas, aulas práticas, visitas técnicas etc. E tem nossos discentes que são excelentes, comprometidos e dedicados", pontuou o coordenador, com a concordância do diretor-geral do campus, Iatanilton Damasceno.
Em trechos do relatório de avaliação, os pareceristas afirmaram que os objetivos do curso vêm sendo implementados com respeito ao perfil profissional do egresso, à estrutura curricular, ao contexto educacional e inclusão das características locais, regionais e de formação dos povos locais. "No rol de objetivos apresentados, percebe-se preocupação com a atualização e contemporaneidade dos conteúdos tratados, referencialmente a novas práticas emergentes e aos avanços no estado da arte correspondente". Confira a íntegra do documento aqui.
Sobre o curso - As aulas do bacharelado em Engenharia Agronômica do Ifal Piranhas iniciaram em agosto de 2016. Trata-se do primeiro curso de graduação a ser ofertado pelos campi da expansão do Ifal e garantiu a verticalização do ensino no alto sertão alagoano.
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