Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Gestores do Ifal dialogam com servidores e discentes do Campus Piranhas sobre demandas da unidade

A ação, chamada Reitoria no Campus, ocorreu na última quarta (1º)

por Roberta Rocha publicado: 06/02/2023 19h26, última modificação: 06/02/2023 19h26
Exibir carrossel de imagens
  • "> Reitoria no Campus

Membros da equipe de gestão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal estiveram, na última quarta-feira (1º), no Campus Piranhas para realizar a chamada Reitoria no Campus, iniciativa voltada a estreitar o relacionamento entre dirigentes que atuam na Reitoria da instituição e o corpo técnico, docente e discente da unidade de ensino visitada.

O encontro aconteceu no auditório e iniciou com uma sessão musical da dupla de estudantes Luís Felipe e Lorraine. Na sequência, o reitor Carlos Guedes e a comitiva de pró-reitores/as e diretores/as sistêmicas do Ifal se apresentaram aos presentes, falaram de suas respectivas áreas de competência dentro da instituição e se colocaram à disposição para tirar dúvidas e contribuir na solução das dificuldades locais.

Além de expor slides com informações sobre a estrutura organizacional e dados orçamentários da instituição, o reitor Carlos Guedes anunciou que iniciará a obra de construção da quadra poliesportiva do Campus Piranhas, por meio da emenda parlamentar de R$10 milhões concedida pelo deputado federal Paulão. “Na próxima semana, concluiremos o projeto arquitetônico. A gente vai construir a quadra [dos campi] de Piranhas, Marechal Deodoro, Viçosa e Penedo. Vamos começar do zero e deixar nas condições ideais", afirmou.

Reitoria no Campus

Demandas - Após a apresentação inicial, servidores e estudantes apontaram necessidades, fizeram sugestões e questionamentos sobre situações específicas do campus. Foram pontos de pauta a criação de um espaço de convivência para estudantes, o aumento do orçamento para assistência estudantil, a criação de um curso formativo para novos servidores, a reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso - PPC's para os cursos técnicos de nível médio, pedidos de códigos de vaga para complementar o quadro funcional da unidade, liberação de recursos para compra de insumos destinados às pesquisas científicas e a aquisição de uma fazenda ou área agrária direcionada à prática de campo dos cursos.

Reitoria no CampusA fazenda foi uma das solicitações do diretor-geral do Campus Piranhas, Iatanilton Damasceno. Diante do pedido do gestor local, Carlos Guedes se comprometeu a agendar uma reunião com parlamentares e o governador do Estado para discutir um projeto de implantação do espaço rural. Já sobre as questões de caráter orçamentário, o reitor pontuou as limitações impostas pelo orçamento previsto para a instituição em 2023, mas se comprometeu a dialogar com os diretores-gerais sobre a distribuição de recursos entre os campi, de modo a levar em conta as especificidades da unidade do Sertão.

Para contemplar o pedido de uma sala de acolhimento, feito pelo coordenador da Educação de Jovens e Adultos do campus, Jailson Silva, para atender filhos/as de estudantes do período noturno, a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, sugeriu a implantação de um projeto de extensão continuado, podendo fazer uso da contratação de estagiário/a em Pedagogia.

Reitoria no CampusA equipe de gestão da Reitoria também esteve alinhada à ideia defendida pelos docentes Elma Albuquerque e Thyago Ruzemberg, relativa à urgência da implantação de uma plataforma permanente, na modalidade de Educação a Distância, para abordar os sistemas institucionais como Sigaa, Sipac etc e promover cursos preparatórios com servidores/as recém-ingressados/as no Ifal.

Em resposta às possibilidades para facilitar a aquisição de insumos, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira, esclareceu que estão em andamento as negociações para liberação do chamado Cartão Pesquisador, mais um item da política de apoio ao pesquisador instaurada pela gestão, por meio do qual grupos de pesquisas poderão realizar as compras necessárias de forma direta e prática.

Nessa edição da Reitoria no Campus, compareceram ao bate-papo com a comunidade do Ifal Piranhas as pró-reitoras Cledilma Costa (Ensino), Eunice Palmeira (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Elisabete Duarte (Extensão) e Edja Laurindo (Desenvolvimento Institucional); o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade; a diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira; o diretor de Educação a Distância, Sérgio Teixeira; o diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco; o diretor de Tecnologia da Informação, Fernando Corado;  a diretora de Articulação do Ensino, Patrícia Borsato; a diretora de Políticas Estudantis, Karine Santos; o assessor executivo Wellington Spencer; o chefe de gabinete Zoroastro Neto; a chefe do Departamento de Graduação, Talita Gonçalves; o coordenador de Ensino EaD, Luiz Henrique Lemos e a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Lidiane Pereira.