Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Estudantes participam de minicurso preparatório para o TOEIC

Estudantes participam de minicurso preparatório para o TOEIC

Teste de proficiência será realizado no dia 14 de novembro, às 9h30

publicado: 08/11/2018 13h06, última modificação: 08/11/2018 18h04

Nesta quarta-feira (7), foi realizado um minicurso preparatório para o exame internacional de proficiência em língua inglesa, o TOEIC BRIDGE (Test of English for Internacional Communication), no auditório do Ifal Piranhas. Quem ministrou o minicurso foi o ex-professor de Língua Inglesa do campus, Josenildo Farias que, atualmente, leciona no Ifal Santana. O objetivo do minicurso é preparar melhor os alunos para realizarem o exame, que será aplicado na próxima quarta-feira (14), às 9h30, no auditório do campus para os discentes do Ifal Piranhas.

O Instituto oferece aos seus alunos, anualmente, a realização do exame de proficiência internacional que custa em média 300 reais. Josenildo explica que, enquanto os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino pagam pelo teste, os alunos da rede federal de ensino têm acesso gratuito a ele. Este ano, uma comissão de cinco professores, liderados pela docente Carla Real (responsável pelas Relações Internacionais do Instituto), resolveu realizar, além do teste, um momento de orientação e preparação para a prova.

Josenildo explica que o minicurso surgiu da necessidade de esclarecer aos alunos a metodologia da prova para evitar e erros provenientes de desatenção. “O que percebeu-se com os resultados do exame é que nossos alunos estavam com notas muito baixas. O exame não aprova, nem reprova, ele classifica os alunos e o nosso resultado mostrava um nível muito básico”, explica o docente. Segundo Josenildo, em muitos casos, o resultado não condizia com o nível do aluno e o que acontecia é que o estudante demorava a entender os comandos e metodologias do teste, por isso não tinha um desempenho melhor.Professor Josenilton Farias ministrou o minicurso

“Quem está conduzindo o exame não pode se comunicar com os estudantes em português para explicar o método, então, quando a prova começa, quem tem mais habilidade na escuta, entende de imediato o que é para fazer, a partir do comando auditivo, e quem não tem uma escuta tão boa só vai conseguir acompanhar lá para a terceira, quarta questão”, relata Josenildo. A comissão espera que essa preparação para a prova, melhore o entendimento dos alunos sobre o que é exigido e, consequentemente, melhore seus resultados. A comissão está percorrendo os 16 campi do Ifal, ministrando o minicurso e mostrando aos discentes a importância de fazer esse exame de proficiência internacional que serve para concursos, para enriquecer o currículo e para seleções de emprego, já que o exame é utilizado por empresas na seleção de seus profissionais.