Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Estudantes do Ifal Piranhas fazem visita técnica à Petrolina

Estudantes do Ifal Piranhas fazem visita técnica à Petrolina

publicado: 18/09/2018 11h54, última modificação: 18/09/2018 11h54

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, estudantes do 3°, 4° e 5° período de Engenharia Agronômica do Ifal Piranhas foram à cidade de Petrolina, em Pernambuco, acompanhados por professores e um servidor técnico para fazer estudo de campo. Durante a visita técnica, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer a produção agrícola de uva de pequenos produtores no perímetro irrigado da Codevasf, o campo experimental de produção de caqui, pera e maçã na Embrapa Semiárido (localizada no Perímetro Irrigado Bebedouro), o sistema de adução principal e secundário de Sobradinho-BA para os perímetros irrigados do Distrito de Irrigação Nilo Coelho-DINC em Petrolina, a produção de mudas, variedades e técnicas de plantio de uva e processo industrial de produção de vinhos e espumantes na Vinícola Rio Sol em Lagoa Grande-PE.

Para o professor Samuel Silva, a visita técnica é essencial para a fixação do conhecimento passado em sala de aula e para que o aluno veja na prática como realmente funciona uma produção agrícola comercial. “Esta visita específica, em Petrolina, foi muito importante, porque tivemos a chance de conhecer tecnologias de altíssimo nível na área de irrigação e melhoramento genético de plantas. Conhecemos um sistema de bombeamento e distribuição de água para irrigação ultramoderno que trabalha praticamente sozinho, utilizando tecnologias de automação de primeiro mundo e atendendo a mais de 13 mil hectares cultivados, com uma captação de água equivalente a 4% da vazão liberada na usina de Xingó. Vimos todo o ciclo da uva, desde a produção agrícola até a sua transformação em vinhos e espumantes. E quem diria que encontraríamos maçã, caqui e pera no Semiárido? Graças aos milagres do melhoramento genético, tivemos a oportunidade de visitar plantios destas culturas”, explica o professor.

Segundo ele, os alunos ficaram tão impactados com a imensidão do mundo agronômico que não queriam voltar mais. A visita também permitiu um intercâmbio entre discentes do Ifal Piranhas e da Ufal, pois na visita à vinícola, por acaso, o grupo encontrou uma turma de Agronomia da UFAL, fazendo uma visita semelhante à sua. A turma estava acompanhada por um antigo professor do docente Samuel, que convidou o grupo do Ifal para se juntar eles na visita à Embrapa semiárido. Samuel destaca que a viagem foi totalmente custeada pelo campus que reconhece a importância desse tipo de atividade.