Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Estudantes de Engenharia Agronômica visitam produtores de hortaliças e frutas
conteúdo

Notícias

Estudantes de Engenharia Agronômica visitam produtores de hortaliças e frutas

Viagem pelo Sertão de Pernambuco e Alagoas levou conhecimentos práticos aos estudantes
publicado: 14/07/2025 16h16, última modificação: 14/07/2025 18h17

Estudantes do 7º período do curso superior em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Piranhas, realizaram uma visita técnica com foco nos potenciais da agricultura irrigada no semiárido de Pernambuco e Alagoas. A atividade incluiu paradas nos municípios pernambucanos de Petrolândia, Inajá e Ibimirim, além de Mata Grande, em Alagoas.

Visita técnica de estudantes de Piranhas a produtores de hortaliças e frutasA visita foi resultado de cooperação técnica entre o Ifal e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). A atividade contou com o acompanhamento do professor Ênio Gomes Flôr Souza (Ifal), da professora Neilza Castro (UFRPE), do técnico em Agropecuária Saniel Santos (Ifal) e do técnico em Agropecuária Orlando Xavier, que também é diretor da Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim, vinculada à UFRPE.

Em dois dias, estudantes e professores conheceram diversos empreendimentos agrícolas da região, dedicados aos cultivos especializados de cebola, tomate para mesa e indústria, melancia, melão, coco e manga, além de visita à loja de insumos agrícolas.

Estudantes do Campus Piranhas visitam produtores de hortaliças e frutasAs atividades contribuíram para complementar o conteúdo prático das disciplinas de Olericultura e Fruticultura, permitindo aos estudantes conhecerem o manejo técnico das culturas em áreas comerciais, havendo interação com os empreendedores rurais e seus funcionários.

Petrolândia

Em Petrolândia-PE, os estudantes conheceram o cultivo de cebola híbrida e de tomate rasteiro para mesa. Eles aprenderam sobre os benefícios da semeadura direta da cebola com semeadora pneumática, manejo de plantas daninhas, tecnologia de aplicação de defensivos, adubação e fertirrigação, controle de tripes e mosca-minadora, ponto de colheita (estalo e cura) da cebola e do tomate, beneficiamento e comercialização. 

Técnicos de campo de uma multinacional especializada na comercialização de adubos minerais e orgânicos de alta qualidade ressaltaram a importância do Engenheiro Agrônomo nas áreas de vendas e assistência ao produtor rural.

Estudantes do Campus Piranhas visitam produtores de hortaliças e frutasAinda em Petrolândia, os alunos percorreram uma empresa rural especializada nos cultivos de coco, manga e melancia. Na fazenda, foram abordados diversos temas, como manejo das culturas, controle de pragas e doenças, irrigação, fertirrigação, consórcio, comercialização, financiamento agropecuário, licenciamento ambiental, outorga, entre outros assuntos inerentes ao trabalho dos, futuros Engenheiros Agrônomos. 

Ainda na cidade, os estudantes conheceram a estrutura da maior empresa de insumos agrícolas do Nordeste, onde conversaram com vendedores sobre produtos e técnicas de venda da empresa.

Inajá e Mata Grande 

Estudantes do Campus Piranhas visitam produtores de hortaliças e frutasNas cidades de Inajá-PE e Mata Grande-AL, os estudantes se juntaram a discentes também de Agronomia da UFRPE-UAST para observar os sistemas intensivos de produção de melão pele-de-sapo, amarelo, orange e dino, melancia sem sementes e tomate para indústria. 

A propriedade atende tanto o mercado interno quanto externo com a cultura do melão, na qual são empregadas técnicas como uso de mulching e aplicação de colmeias para estimular a polinização. O proprietário informou que neste ano haverá a primeira colheita mecanizada de tomate para indústria, otimizando o processo, uma vez que há 106 hectares de tomate com expectativa de produtividade superior a 80 toneladas por hectare.

Ibimirim

Estudantes do Campus Piranhas visitam produtores de hortaliças e frutasEm Ibimirim, a visita foi realizada na fazenda onde há o cultivo de manga para mercado interno e exportação. Técnicos da empresa abordaram temas como características das cultivares produzidas (tommy atkins, keitt e palmer), irrigação e fertirrigação, podas manual e mecanizada, manuseio seguro de defensivos agrícolas, monitoramento e controle de pragas quarentenárias, certificados internacionais para exportação, escoramento, desfolha e proteção dos frutos contra radiação solar.

Para os professores do campus, a realização de visitas técnicas fortalece a formação dos estudantes, unindo a teoria abordada em sala de aula com as mais modernas técnicas de produção de hortaliças e frutas, relacionando conteúdos de todas as matérias estudadas durante sua formação.