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Docentes e alunos do Ifal apresentam trabalhos em Encontro Nacional de Educação Matemática

Pesquisas foram desenvolvidas no Campus Piranhas
publicado: 04/08/2025 10h58, última modificação: 04/08/2025 11h02

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

Uma comitiva formada por docentes e alunos do Campus Piranhas representaram o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no 15º Encontro Nacional de Educação Matemática (Enem), realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os dias 28 de julho a 1º de agosto. A equipe contou com a presença do professor Danilo Olímpio Gomes, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da unidade, da professora de Matemática Fernanda Andréa Fernandes, além dos discentes Sayonara Vitória Silva Almeida e José Emerson Inácio da Paz.Comitiva do Ifal Piranhas apresentou dois trabalhos em evento realizado naUniversidade Federal do Amazonas.jpg

Para o professor, Danilo Olímpio, a participação nos cinco dias de evento, proporcionou aos participantes vivenciarem uma atmosfera acadêmica repleta de conhecimento sobre Educação Matemática, em que foi possível conhecer diversos trabalhos de pesquisadoras(es) da área.

Durante o evento, eles puderam conhecer diversas apresentações culturais locais, além de apresentações de trabalhos, contendo a realidade da Educação Matemática no estado do Amazonas e no Brasil. Na oportunidade eles ainda agregaram conhecimentos sobre as diversas tendências em educação matemática, como a resolução de problemas, a modelagem matemática, a educação matemática inclusiva, a educação financeira, dentre outras. 

Trabalhos apresentados 

Na ocasião, foram apresentados dois trabalhos de pesquisa, ambos desenvolvidos no âmbito do campus Piranhas. O primeiro deles, desenvolvido pelo professor Danilo Olímpio e intitulado “O Cálculo de Bessière como possibilidade operante de um rigor sem órgãos (ou o Caso do Pêndulo Derivador)”, apresenta resultados de uma pesquisa iniciada em 2022, na unidade, que estuda a obra do engenheiro francês Gustave Bessière sobre Cálculo Diferencial e Integral.

Danilo Olímpio apresentou trabalho desenvolvidono Campus em 2022.JPG“A pesquisa tem demonstrado que essa obra pode ser utilizada no ensino médio como uma introdução ao estudo do Cálculo, além de ser aplicada em diversos cursos de graduação do Ifal. Um exemplo disso está no artigo apresentado, em que o pesquisador utiliza o material no curso de Engenharia Agronômica do campus Piranhas, estimulando o desenvolvimento de um recurso manipulativo para o cálculo de derivadas por meio de abordagens geométricas”, comentou o docente.

O segundo trabalho segue a mesma linha de pesquisa e tem como título “Influências da escola em bagagens (não) matemáticas: relatos de uma pesquisa cartográfica em movimento”. Orientado pelo professor Danilo Olímpio, o estudo é resultado de um projeto de iniciação científica concluído no último ciclo de editais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal.

O orientador lembra que trabalho foi desenvolvido junto à comunidade escolar e não escolar da cidade de Piranhas e teve como foco compreender quais bagagens matemáticas e não matemáticas a escola proporciona e a escola retira das pessoas. Sayonara Vitória e José Emerson apresentaram pesquisa também  orientada pelo professor Danilo Olímpio.jpeg

“Os resultados demonstram que das coisas que a escola toma, o tempo é o fator mais relevante. Já sobre o que a escola proporciona, os discursos são direcionados a uma maior perspectiva de vida. O trabalho foi muito elogiado e, também, já há encaminhamentos para sua ampliação e aprimoramento para publicação em periódicos de nível nacional”, comentou. 

O professor enfatiza que os estudantes Sayonara Vitória e José Emerson, responsáveis pela condução do projeto, tiveram sua primeira experiência em um evento acadêmico nacional. Lá, eles puderam apresentar os resultados da pesquisa para diversos especialistas da área de Educação Matemática em âmbito nacional.

“A participação em eventos dessa relevância é fundamental para que docentes e estudantes se atualizem em relação à realidade das pesquisas em Educação Matemática, área que se mostra altamente dinâmica e em constante transformação”, comentou Danilo.

 *Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.