Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Docente do Ifal Piranhas discute arte afro-brasileira em evento acadêmico

Docente do Ifal Piranhas discute arte afro-brasileira em evento acadêmico

Debate ocorreu na capital alagoana

publicado: 16/10/2019 20h56, última modificação: 16/10/2019 20h56
Da esquerda para a direita: Richard Plácido, Jéssica Mayara Bernardo e Pablo Fabrício da Conceição.

Dois servidores do Instituto Federal de Alagoas - Ifal integraram uma mesa-redonda na 12ª Semana de Letras da Universidade Federal de Alagoas - Ifal, nesta quarta-feira, 16. O professor de artes e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Piranhas, Pablo Fabrício da Conceição, e o vice-coordenador do Neabi - Campus Satuba Richard Plácido discutiram o tema "A arte afro-brasileira contemporânea em foco", no evento que ocorre na capital alagoana, de 15 a 18 de outubro. Entre os debatedores, também esteve a representante da Ufal Jéssica Mayara Bernardo.

Na ocasião, os profissionais abordaram a representatividade negra na arte e na literatura, com foco na contemporaneidade. O convite para a participação no evento partiu da coordenadora do Neab - Ufal, a professora Lígia dos Santos. Segundo Pablo Fabrício, "o convite fortalece laços entre os núcleos e o momento da mesa-redonda, além de engrandecer o debate sobre as questões da negritude, também mostrou como é importante que se discutam temas como este, principalmente na perspectiva do descentramento do pensamento".

Nos dias 18 e 19 de outubro, o professor do Ifal Piranhas estará no Campus Satuba para acompanhar as atividades do V Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Enneabi, onde atua como comissão organizadora. "Será um evento de trocas de experiências de Núcleos de todo Brasil", aponta Pablo, ao tempo em que reforça a importância da participação da comunidade acadêmica nos debates sobre a resistência dos povos negros e indígenas.

Mais informações sobre o Enneabi estão disponíveis no endereço https://doity.com.br/5enneabi.

Notícia relacionada: Ifal vai sediar evento nacional com reflexões sobre temáticas quilombolas, negras e indígenas.