Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Divulgadas chamadas para projetos de iniciação científica (Pibic) e desenvolvimento tecnológico (Pibiti)
conteúdo

Notícias

Divulgadas chamadas para projetos de iniciação científica (Pibic) e desenvolvimento tecnológico (Pibiti)

publicado: 15/05/2023 14h20, última modificação: 15/05/2023 16h46

Por Lívia Muniz *

A Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou, na última quinta-feira (11), os editais Nº16 PRPPI/IFAL e Nº17 PRPPI/IFAL, que tratam das chamadas de projetos de pesquisa para os programas de iniciação científica, regidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Serão ofertadas 125 bolsas PIBIC e 67 PIBITI.

Poderão submeter propostas os servidores (técnico administrativo ou docente) ativos do quadro do Ifal, com titulação mínima de Especialista. 

Com relação aos discentes, podem participar aqueles regularmente matriculados em curso técnico ou de graduação nas modalidades presencial ou a distância do Ifal, com exceção daqueles que estejam concluindo os cursos até o término da vigência da bolsa. Ressalta-se que, na condição de  estudante voluntário, é permitida a participação de discentes matriculados em cursos de pós-graduação.

As submissões de projetos e avaliações serão realizadas pelo Módulo de Pesquisa SIGAA entre os dias 15 de maio e 30 de junho.

Sobre os programas

Os Programas Institucionais supracitados visam contribuir para a iniciação de estudantes de nível técnico e superior em atividades de Pesquisa e Inovação, por meio da concessão de bolsas, exclusivas, de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). 

Atuação como avaliador

Os servidores ainda podem realizar o cadastro como Avaliador dos projetos submetidos e colaborar com as avaliações. Para isso, é necessário ter ao menos o título de mestre. Para realização do cadastro, basta seguir as instruções disponibilizadas no seguinte link: bit.ly/seja-avaliador

* Sob a supervisão de Bruno Andrade