Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Direção-Geral publica carta aberta às famílias de estudantes do Ifal Piranhas

Direção-Geral publica carta aberta às famílias de estudantes do Ifal Piranhas

publicado: 19/04/2023 14h48, última modificação: 19/04/2023 14h49

A Direção-Geral do Campus Piranhas publicou, nesta quarta-feira (19), uma carta aberta às famílias de estudantes da unidade de ensino, com o intuito de reforçar a necessidade de um comportamento prudente em relação aos boatos que circulam em redes sociais e de solicitar atenção redobrada para os conteúdos que os/as jovens têm acessado e produzido na internet.

Na última quinta-feira (13), a unidade de ensino divulgou medidas tomadas para aumentar combater situações de violência na escola. Acesse aqui.

Confira a carta aberta às famílias, na íntegra:

"O diálogo com a família é primordial no processo de ensino-aprendizagem. E esse tem-se dado nas nossas reuniões com cada um de vocês, nos plantões pedagógicos e em todos os espaços possíveis para que conversemos sobre seus filhos e filhas e nossos estudantes.

Nos últimos dias, tem-se observado um aumento de situações de violência nas escolas e, junto com elas, a intranquilidade com diversas notícias falsas espalhadas em redes sociais, nos aplicativos de mensagens, nos diálogos com os familiares e amigos. Não basta ter a informação, é preciso verificar a veracidade, ter um olhar crítico sobre cada uma dessas mensagens que chegam até nós. Apelamos para que não repassem voluntariamente as informações sem checagem, sem verificar se são ou não verdadeiras. Cada uma delas alimenta a sensação de terror e de pânico que tem tomado conta das famílias e das escolas.

O Ifal – Campus Piranhas tem buscado reforçar ainda mais a segurança de seus alunos e servidores, por meio de ações de controle de entrada e saída de estudantes, servidores, visitantes e prestadores de serviço. Na rotina do campus como um todo, incorporamos um olhar mais atento às questões de segurança. A equipe multidisciplinar da Assistência Estudantil já planeja ações de conscientização sobre a violência nas escolas e a cultura de paz na nossa sociedade, além de um contato mais direto dos nossos professores e servidores com todos os nossos estudantes.

Sabemos que essa batalha não é apenas da escola e, dentre tantas questões, uma se faz necessária dialogar e encarar: o que nossos jovens têm feito no ambiente digital? Ao pensarmos na segurança de nossos filhos quando estão fora de casa, fazemos sempre três perguntas básicas: onde estão? O que estão fazendo? E com quem estão? São perguntas essenciais e simples para verificarmos se nossos jovens se encontram em segurança. Se já fazemos essas perguntas no nosso cotidiano, no mundo real; então no mundo digital, que é lugar de tantas possibilidades e abre espaços para tantas violências e perversidades, essas perguntas precisam ser feitas a cada instante. É preciso que as famílias intensifiquem os cuidados com o que seus filhos e filhas estão fazendo na internet.

Assim, reafirmamos o nosso compromisso com nossos estudantes e com as famílias, a fim de oferecer um ambiente seguro para todos e todas, bem como solicitamos a ajuda no combate à violência nas escolas e na construção de uma cultura de paz em todos os espaços de nossa sociedade. Todos os nossos canais de comunicação estão abertos para denúncias e sugestões nesse trabalho que deve ser contínuo.

Atenciosamente,

Direção-Geral do Ifal Piranhas".