Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Departamento de Administração conclui relatório do inventário de 2017

Departamento de Administração conclui relatório do inventário de 2017

publicado: 14/06/2018 15h22, última modificação: 14/06/2018 15h22
Exibir carrossel de imagens Coordenadores dos setores de Contabilidade e Finanças e de Materiais

Coordenadores dos setores de Contabilidade e Finanças e de Materiais

O Ifal Piranhas concluiu no mês de maio o relatório do inventário de 2017. Segundo o coordenador de Contabilidade e Finanças, Mariano Alexandre da Silva Neto Filho, o documento serve de base para a confiabilidade dos relatórios contábeis. O balanço realizado pelo campus vai refletir nos banços do MEC e do Governo Federal que prestam contas da gestão dos recursos ao contribuinte. “Os órgãos de controle vêm sempre nos orientando a modernizar esse processo e é isso que o Ifal vem fazendo”, explica Mariano.

Ele conta que quando chegou ao Ifal, em 2014, o inventário era feito por meio de uma planilha bem frágil e não havia integração entre os campi. Mas, em 2016, foi implantado o SIPAC Patrimônio, que é um sistema informatizado, com banco de dados único, e que garante maior confiabilidade dos relatórios e transparência na gestão do patrimônio. Segundo Mariano, com o novo sistema, o relatório tem se tornado cada vez mais confiável e o processo de levantamento do inventário cada vez mais célere. “Temos evoluído a cada ano, ano passado, o relatório demorou mais que os noves meses deste ano e a perspectiva para 2018 é de entregar o inventário dentro do prazo, concluindo o documento no encerramento do exercício”, afirma o coordenador da contabilidade do campus.

O Departamento de Administração do Ifal Piranhas vê as mudanças que a gestão de patrimônio vem sofrendo nos últimos anos de forma muito positiva. Este é o terceiro ano de uso do sistema SIPAC Patrimônio, ainda em fase de consolidação, mas o chefe do Departamento de Administração, Wellton Amorim Falcão de Lima, avalia que o sistema está cada vez mais estável e já visualiza uma melhoria em eficiência e qualidade nos processos de ano para ano. Além da melhoria e otimização das ações do inventário, as mudanças contribuíram para uma maior transparência do patrimônio do Instituto, atualmente, servidores e alunos podem ter acesso à lista de bens de cada campi.

A Coordenação de Materiais e a Coordenação de Contabilidade e Finanças vão oferecer um curso de capacitação para os servidores que farão parte da comissão do inventário de 2018. “Até o ano passado, apenas o presidente da comissão passava por uma capacitação oferecida pela Proad, mas a ideia é replicar esse curso aqui no campus para toda a comissão para termos todos os servidores aptos a levantar o inventário e conscientes do trabalho a ser realizado e, assim, melhorar o dinamismo do processo”, explica Wellton.