Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Corifal se apresenta na 8° Festa Literária de Marechal Deodoro

Corifal se apresenta na 8° Festa Literária de Marechal Deodoro

Flimar leva o Corifal a se apresentar, pela primeira vez, a público externo ao Ifal

publicado: 27/11/2017 14h11, última modificação: 07/12/2017 19h21

O Coral Cênico do Ifal Campus Piranhas (Corifal) se apresentou na 8° Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), na última sexta-feira (24). A apresentação na Flimar foi o primeiro evento fora do Ifal que o grupo, formado por estudantes do Ifal Piranhas, participou. Quem ouve as mais de trinta vozes harmonizando, não imagina que o coral tem apenas sete meses. O projeto começou em abril deste ano, após ser selecionado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) para integrar o Artifal, programa que visa a divulgação do conhecimento científico, aliado ao incentivo à produção cultural e interação dialógica com a comunidade.

O regente do coral e também coordenador do projeto é o professor de filosofia, André Bonfim. Ele é músico, já participou de corais e atuou como professor de teatro por mais de dez anos. Ao elaborar o projeto, André pensou em conciliar a linguagem musical com a linguagem do teatro. Os estudantes receberam muito bem a ideia e a procura foi tanta que foi preciso realizar uma seleção entre os interessados. Atualmente, trinta estudantes integram o grupo, oito deles como bolsistas.

“Quando iniciamos o trabalho, muitos deles não cantavam, sequer imaginavam que iriam cantar, mas a experiência do coral é bacana, porque um puxa o outro, a força vocal resvala e é muito bonito ver as vozes deles casando”, explica André. Hoje, todos eles cantam, atuam e participam de todas atividades do coral cênico. Para Matheus Barros Silva, do 4° ano de Agroecologia, foi uma oportunidade incrível, em tão pouco tempo de coral, participar de um evento da proporção da Flimar e poder se apresentar diante de um público mais diversificado. “Todas as nossas apresentações, até então, tinham sido no Ifal e, geralmente, o público variava entre servidores, discentes e docentes do Instituto”, afirma Matheus.