Notícias
Comissão de Sustentabilidade do Ifal Piranhas tem balanço positivo das ações desenvolvidas em 2022
Planejamento do ano foi cumprido com sucesso
Campanha sobre consumo sustentável de energia, instalação de redutor de volume nas caixas de descarga sanitária, fortalecimento da coleta seletiva com recuperação das lixeiras para separação de resíduos orgânicos e recicláveis, instalação de ponto de coleta de lixo eletrônico, distribuição de canecas ao quadro funcional para substituição de copos descartáveis, construção de espaço de convivência com materiais recicláveis. Essas foram algumas das iniciativas implementadas pela Comissão de Sustentabilidade do Campus Piranhas nos últimos meses e que fizeram o grupo encerrar o ano com o balanço positivo da execução do Planejamento 2022.
O cronograma de ações previstas para este ano foi colocado em prática por uma equipe de dez servidores da unidade de ensino: Lia Figueirêdo (presidente da Comissão), Marema Galdino, Diego Gourthieres, Dúnia de Cássia, Rodrigo Leite, Francelino Filho, Camila Nascimento, Jackson Moreira, Hugo Correia e Regilane Feitosa.
A atuação da Comissão teve como objetivo promover a sensibilização da comunidade sobre questões de sustentabilidade e implementar ações para o consumo racional, evitando desperdício de recursos naturais, bens e serviços públicos. Para dar continuidade ao propósito, um novo rol de atividades deverá ser executado em 2023, entre elas, uma proposta de ambientação da sala dos servidores técnicos administrativos a partir do uso de materiais sustentáveis.
Teor educativo
As placas com alertas sobre como evitar desperdício de energia elétrica estão espalhadas pelas salas de aula e ambientes organizacionais do Campus Piranhas por iniciativa da Comissão de Sustentabilidade. O lembrete é simples, com mensagem sobre desligamento de luzes quando não houver ninguém no espaço, além do fechamento de portas e janelas durante o uso de ar condicionado. Mas a ideia, segundo os idealizadores, é reforçar que as questões ambientais exigem o comprometimento de todos e senso de coletividade.
"Eu já havia observado que os servidores que fazem uso da sala têm o hábito de seguir as sugestões, porém, acredito que a informação vai incentivar ainda mais boas práticas do nosso ambiente, fortalecer a ideia", concorda o servidor Suelton Carvalho.
Como colaborar
Há outras possibilidades para estudantes e servidores da unidade de ensino contribuírem com o meio ambiente. Por meio das ações da Comissão voltadas à separação de resíduos orgânicos e recicláveis, os resíduos orgânicos coletados no campus têm sido direcionados a projetos de compostagem e minhocário na própria unidade de ensino. Já os resíduos recicláveis vêm sendo coletados semanalmente pelas profissionais da Associação de Catadoras e Recicladores do Município de Piranhas - Ascarp.
A comunidade acadêmica pode trazer plástico, papelão e outros recicláveis de casa para depositar nos contêineres próximos ao portão lateral do campus (próximo ao Almoxarifado), local onde está funcionando a arrecadação de materiais para doação à Ascarpi.
Além disso, é possível colaborar fazendo o descarte de pilhas, baterias e outros itens eletrônicos no Ecoponto instalado próximo à entrada principal da unidade de ensino. O coletor é fruto de parceria com a Prefeitura Municipal de Piranhas e a empresa Biodigital e é destinado para uso dos públicos interno e externo do campus.