Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Comissão de sustentabilidade apresenta ações para diminuir uso de papéis e copos

publicado: 08/11/2018 14h42, última modificação: 09/11/2018 07h33

A comissão de sustentabilidade do Ifal Piranhas realizou, nesta quarta-feira (7) no auditório do campus, uma reunião com professores e técnicos administrativos para apresentação de ações que visam a redução de desperdício, economia financeira e sustentabilidade. A primeira ação foi a entrega de formulários para receber propostas de sustentabilidade dos servidores. Em seguida, foi apresentada a nova política de impressões do campus, com o estabelecimento de cotas mensais para cada professor. Para encerrar, houve a distribuição de canecas para os servidores, com o intuito de diminuir o uso de copos de descartáveis.

Segundo o chefe do Departamento de Administração, Wellton Amorim, a metodologia utilizada no formulário foi a 5W1H, termo que se origina de seis palavras em inglês: What (o que), When (Quando), Who (quem), Why (por que), Where (onde) e How (como). Esta ferramenta foi escolhida pelo Departamento de Administração para que a comissão de sustentabilidade realize um plano de ação, a partir das ideias propostas de forma colaborativa pelos servidores. A nova política de impressões implantada pela comissão de sustentabilidade, a partir deste mês de novembro, estabeleceu cotas para cada professor com base em seu número de turmas e na quantidade de alunos por turma. O professor de Matemática, Danilo Gomes, explica que, inicialmente, foi feita uma consulta junto ao Departamento Acadêmico acerca de quantos alunos, em média, são matriculados em cada série, módulo ou período dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado de Agroecologia, Agroindústria e Alimentos (PROEJA), bem como de Graduação em Engenharia Agronômica, respectivamente.Wellton fala sobre a ferramenta 5W1H

"De posse desses números, constatou-se que, baseado na cota mensal que o campus recebe para cópias (cerca de 25000 para o campus todo), e na quantidade de avaliações e atividades que os alunos fazem, em média, por turma, a quantidade de três cópias por aluno seria a mais conveniente. Sendo assim, para que a cota de cada professor fosse estipulada, foi necessário contabilizar quantas e em quais turmas este ministrava aulas, de modo que a quantidade total de alunos em todas as turmas fossem somadas e multiplicadas por três", detalha Danilo.

“As canecas são uma das nossas primeiras ações, elas foram pensadas para que a gente não use mais copo descartável. Eu queria que vocês se lembrassem que, no mês passado, a gente chegou a não ter copo descartável no almoxarifado e ficamos alguns dias sem copos, porque nós, pessoas com grau de estudo avançado, os consumimos em excesso”, explica a professora membro da comissão de sustentabilidade, Lia Nara Figueredo.
Servidores exibem suas canecas sustentáveisA comissão escolheu distribuir canecas e não copos, pois uso da caneca é mais versátil e serve tanto para água, quanto para café. Os servidores abraçaram a ideia e na reunião mesmo inauguraram suas canecas com suco. Espera-se que o uso das canecas pelos servidores reduza consideravelmente o número de copos de plásticos consumidos pelos servidores ligados ao Departamento de Administração e ao Departamento Acadêmico.