Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Colóquio de História e Filosofia da Ciência do Ifal contará com professor da Université Paris 7
conteúdo

Notícias

Colóquio de História e Filosofia da Ciência do Ifal contará com professor da Université Paris 7

Evento acontecerá no segundo semestre, com financiamento do Consulado Geral da França

por Jhonathan Pino publicado: 09/05/2022 15h36, última modificação: 10/05/2022 10h27

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está entre as instituições selecionadas pelo Edital de apoio às manifestações científicas do Consulado Geral da França em Recife 2022. O resultado, divulgado na última quarta-feira (4), traz o 1º Colóquio de História e Filosofia da Ciência do Ifal – Piranhas entre os eventos que irão contar com o auxílio financeiro para ter a participação de pesquisadores daquele país.

O evento, a ser realizado no próximo semestre, irá contar com a participação do professor Justin Smith, da Université Paris 7, além de docentes do Ifal, como José Leandro Gomes e Vagner Ramalho, ambos do Campus Arapiraca; professores Pedro Henrique de Melo, Danilo Olímpio e Luís Márcio Nogueira, do Campus Piranhas.

Luís Márcio, que também é idealizador do projeto, lembra que o convidado externo é um renomado especialista da área de História e Filosofia da Ciência. “Sua publicação mais recente, que deve servir de base para sua apresentação, é uma reflexão sobre a internet, em parte sob a perspectiva da história da ciência das telecomunicações (e os anseios humanos associados a esses esforços)”, comentou o docente, que já foi aluno de Justin Erik, no Canadá.

“Trata-se do primeiro evento do tipo em nosso campus; o primeiro envolvendo um professor internacionalmente renomado, de uma universidade de primeira linha. Além disso, é um evento que visa a integrar professores de diferentes campi do Ifal, cujo trabalho gravita em torno dessa temática”, acrescentou.

O Colóquio também deve marcar o início de um grupo de estudos no campus Piranhas, nas áreas de História e Filosofia da Ciência, além de criar laços entre o Ifal e o Departamento de História e Filosofia da Ciência da Université Paris VII, onde atua uma porção dos mais bem-sucedidos professores da área.

 “Vale enfatizar, temos cursos superiores nas áreas de Matemática e Física, e em ambos os estudantes devem completar disciplinas de Filosofia e História da Ciência; assim, o colóquio deve, também, mostrar a nossos alunos - e aos dos outros campi - a importância da área, e como é feita a pesquisa na área".

Confira o resultado!