Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Servidores do Ifal Piranhas recebem atendimentos gratuitos no Circuito Saúde
conteúdo

Notícias

Servidores do Ifal Piranhas recebem atendimentos gratuitos no Circuito Saúde

Serviços foram ofertados em comemoração ao Dia do Servidor

publicado: 24/10/2019 19h51, última modificação: 24/10/2019 20h21

Uma parceria entre a direção-geral, chefia administrativa, o setor de Assistência Estudantil, a coordenação de Gestão de Pessoas e o quadro docente de Educação Física do Campus Piranhas garantiu um dia de atendimentos gratuitos de saúde para servidores efetivos e terceirizados da unidade do Instituto Federal de Alagoas - Ifal no alto sertão alagoano.

O Circuito Saúde Especial Servidor ocorreu nesta quarta-feira, 23, com a oferta de serviços de medição de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal, aplicação de questionário de saúde, distribuição de cartilhas de orientações nutricionais e conversa com psicóloga sobre qualidade de vida no trabalho. A programação do evento contemplou também um café da manhã ofertado para mais de 130 participantes.

Circuito SaúdeCircuito SaúdeCircuito Saúde

Alguns membros do quadro funcional da instituição tiveram acesso aos exames disponíveis na ocasião pela primeira vez, a exemplo da auxiliar de serviços gerais Maria José da Silva, de 46 anos. "Foi bom para saber como anda a saúde. Fora a pressão, nunca fiz esses outros exames na vida", disse sobre a participação no evento.

Para o técnico de Enfermagem do campus Erick Gomes, a iniciativa trouxe benefícios tanto no sentido de facilitar o diagnóstico de enfermidades sem sintomas muito aparentes quanto para atuar de forma preventiva na manutenção da saúde. "Foram realizados exames que servem para saber o nível de açúcar no sangue, o nível de gordura corporal. Isso pode ajudar a identificar diabetes, hipertensão ou se a pessoa está propensa a ter problemas cardíacos. É importante para detectar algumas doenças que são silenciosas e muitas vezes quando a pessoa vem descobrir, já está em estágio avançado", comentou o profissional.

Circuito SaúdeAo todo, mais de 50 servidores usufruíram dos serviços de saúde oferecidos. O vigilante Fabiano Feitosa, de 39 anos, prestigiou o Circuito Saúde Especial Servidor e foi identificado com sobrepeso. Saiu do local de atendimento com a cartilha de bons hábitos alimentares em mãos e satisfeito com o resultado das demais taxas. "Graças a Deus, deu tudo 'ok'. Há tempo que eu não fazia um exame desses, tem na faixa de cinco anos. Gostei muito de participar", afirmou.

Como parte das comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, houve ainda sorteio de cinco avaliações físicas e jantar festivo, encerrando a programação. A comissão organizadora avaliou de forma positiva o evento e pretende incrementar os serviços nas próximas edições, com a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

Comissão organizadora do evento