Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Campus Piranhas inicia campanha de economia de energia elétrica

Campus Piranhas inicia campanha de economia de energia elétrica

Direção-geral publicou portaria orientando adoção de boas práticas de consumo

publicado: 10/06/2019 19h35, última modificação: 10/06/2019 20h00

Entrou em vigor nesta segunda-feira, 10, a portaria nº 58/2019 emitida pela direção-geral do Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, onde foram estabelecidas ações e boas práticas a fim de reduzir o consumo de energia elétrica na unidade de ensino.

A iniciativa surgiu em função do contingenciamento do orçamento da instituição anunciado pelo governo federal no mês de maio. "Estamos traçando estratégias para garantir a conclusão do ano letivo, mas essas medidas vão ter fluxo contínuo, a fim de mantermos a economia", explicou o diretor-geral Iatanilton Damasceno. A expectativa, de acordo com o dirigente, é reduzir as despesas com energia elétrica entre 30% e 40%.

Na portaria, publicada no dia 5 de junho, são estabelecidos horários de expediente para os setores administrativos de 7h às 12h e de 13h às 16h, com o intuito de desafogar o período de 17h30 a 20h30, tido como horário de ponta, ou seja, quando o consumo tende a ser maior e o valor do Quilowatt-hora também aumenta. O documento dá ainda instruções a respeito do uso de aparelhos de ar condicionado, computadores, lâmpadas e sistemas de iluminação.

ReuniãoPara discutir as providências necessárias à implantação dessas boas práticas, gestores do Campus Piranhas se reuniram na última sexta-feira, 6. Na ocasião, instaurou-se uma comissão de conscientização do uso de energia elétrica no Ifal Piranhas. Nos próximos dias, o grupo deverá iniciar as atividades de mobilização de estudantes e servidores a respeito da importância da campanha.

Acesse a portaria nº 58/2019 na íntegra e veja todas as orientações.