Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas conquista medalhas de prata e bronze na fase estadual da Olimpíada GeoBrasil

Cinco equipes da unidade foram premiadas na competição

por Roberta Rocha publicado: 15/09/2022 18h08, última modificação: 15/09/2022 20h57

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Piranhas foram reconhecidos pelo bom desempenho na fase estadual da Olimpíada GeoBrasil 2022, competição que engloba a 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e a 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT. A divulgação do resultado ocorreu na última terça-feira (13) e concedeu uma medalha de prata e quatro de bronze às equipes da unidade de ensino, todas orientadas pelo professor de Geografia Claudemir Martins.

No preparatório das equipes, o docente esclareceu o funcionamento e a importância de participar da iniciativa. "Explicamos a forma de realização das três fases, o modelo de provas, os conteúdos principais", afirma ele. Com o incentivo, 18 discentes do campus se inscreveram na edição da GeoBrasil deste ano.

A etapa estadual da disputa englobou duas fases on-line e classificou três equipes de Alagoas para disputar a etapa nacional, a ser realizada presencialmente, em Campinas  - SP, no próximo mês de novembro. Entre essas, está a equipe Princesa das Matas, do Campus Viçosa, que levou ouro na fase estadual da Olimpíada.

Cada equipe concorrente da Olimpíada possui três estudantes do 9ª ano do ensino fundamental ou do ensino médio, sendo de escola pública ou particular. As provas aplicadas para o grupo envolvem interpretação de mapas, gráficos e textos relativos à disciplina.

Para a estudante Brenda Vitória dos Santos, integrante da equipe Gaviões de Ouro, que faturou a prata para o Campus Piranhas, a participação foi válida tanto pelo conhecimento obtido com a resolução das questões em grupo quanto para adquirir experiência em competições do gênero. "Apesar da correria para entregar trabalhos e fazer provas escolares, foi uma experiência muito boa e importante para o meu aprendizado e acredito que para o de todos que participaram também", comentou.

Comemoração - As equipes do Ifal Piranhas premiadas com o bronze na fase estadual da GeoBrasil 2022 foram a Obstinados do Sertão, Odisseia, Coordenadas do Ifal - Campus Piranhas e a Potência - Pec.

Equipe Potência - Pec se reunia periodicamente para estudarMembro da Potência - Pec, o estudante Gildson Silva de Melo, do curso técnico de Agropecuária, contou o caminho para alcançar o reconhecimento. Ao decidirem participar, eles revisaram atividades e temas abordados nos anos anteriores da competição. "Como [a Geografia] é um tema muito abordado desde o [ensino] fundamental, a gente já tinha uma base. Então a gente até falou: 'se a gente entrar, vamos entrar para ser medalhista, pelo menos uma de bronze', como a gente realmente ganhou. E aí gente se reuniu, ficava na biblioteca do Ifal, estudando e revendo as provas passadas".

Após saber da conquista, o competidor se sentiu recompensado. "Na hora que eu vi o resultado foi demais. Quando eu vi que fui medalhista, fiquei muito feliz, gritei bastante. Eu pulei de alegria, postei logo no grupo da gente. Fui lá na casa do meu amigo mostrar a ele e a gente ficou pulando junto, uma resenha danada. Não é todo dia que o cara é medalhista em uma olimpíada que pega todo o estado de Alagoas, é uma honra muito grande para mim".

Sobre a iniciativa

A Olimpíada GeoBrasil é uma iniciativa anual, com o intuito de promover o conhecimento das Ciências da Terra e de Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. Acesse o site da competição para mais informações.