Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Campus Piranhas celebra pesquisa e inovação com apresentação de 44 projetos
conteúdo

Notícias

Campus Piranhas celebra pesquisa e inovação com apresentação de 44 projetos

Evento movimentou a comunidade acadêmica entre os dias 17 e 19 de setembro
publicado: 23/09/2025 17h07, última modificação: 23/09/2025 17h07

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Piranhas, sediou, na última semana, o I Encontro de Pesquisa e Inovação, que integrou a programação do XII Encontro de Iniciação em Tecnologia e Inovação do Ifal (Eitic). O evento, promovido pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, teve como objetivo apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e estudantes durante o período de 2024 a 2025.

Abertura do eventoA solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral, professor Antônio Iatanilton; do coordenador de Pesquisa do campus, professor Pablo Fabricio; e do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professor Marcos Charles, representando a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira. Também estiveram presentes orientadores e bolsistas dos projetos de pesquisa do campus.

Projetos de pesquisa foram apresentados durante o eventoNo total, 44 projetos, entre Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), foram avaliados. Eles foram divididos por área e apresentados simultaneamente. Além de servidores do Campus Piranhas, o evento contou com avaliadores convidados dos campi Batalha e Maragogi. A avaliação teve como base os critérios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), com quesitos extras para os bolsistas, visando certificar as melhores apresentações.

Minicursos também foram realizados durante o eventoEm paralelo às bancas, foram oferecidos minicursos diários com quatro horas de duração. Os temas abordados foram "Entendendo os Movimentos da Pesquisa Qualitativa", com o professor Humberto Lima; "Introdução ao Planejamento e Otimização Estatística de Experimentos", com o professor Willyan Costa; e "Transformando Pesquisa em Publicação", com a professora Ester Costa. Cerca de cem estudantes participaram dos cursos e os avaliaram com a nota máxima, solicitando que fossem oferecidos novamente com maior duração.

A seguir, a lista das melhores apresentações por área:

  • Ciências Agrárias: Kátia Barbosa Sousa, Yasmin Vitória da Silva e Lenita da Silva Farias.

  • Códigos e Humanidades: Rosana Tavares Conceição, Thiago Martins Machado da Silva e Mariza Monteiro.

  • Matemática e Ciências da Natureza: Vinícius Prata Bezerra, Suelen Vieira da Silva e Jeová Neto Ferreira Nunes.