Notícias
Campus Piranhas celebra pesquisa e inovação com apresentação de 44 projetos
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Piranhas, sediou, na última semana, o I Encontro de Pesquisa e Inovação, que integrou a programação do XII Encontro de Iniciação em Tecnologia e Inovação do Ifal (Eitic). O evento, promovido pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, teve como objetivo apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e estudantes durante o período de 2024 a 2025.
A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral, professor Antônio Iatanilton; do coordenador de Pesquisa do campus, professor Pablo Fabricio; e do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professor Marcos Charles, representando a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira. Também estiveram presentes orientadores e bolsistas dos projetos de pesquisa do campus.
No total, 44 projetos, entre Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), foram avaliados. Eles foram divididos por área e apresentados simultaneamente. Além de servidores do Campus Piranhas, o evento contou com avaliadores convidados dos campi Batalha e Maragogi. A avaliação teve como base os critérios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), com quesitos extras para os bolsistas, visando certificar as melhores apresentações.
Em paralelo às bancas, foram oferecidos minicursos diários com quatro horas de duração. Os temas abordados foram "Entendendo os Movimentos da Pesquisa Qualitativa", com o professor Humberto Lima; "Introdução ao Planejamento e Otimização Estatística de Experimentos", com o professor Willyan Costa; e "Transformando Pesquisa em Publicação", com a professora Ester Costa. Cerca de cem estudantes participaram dos cursos e os avaliaram com a nota máxima, solicitando que fossem oferecidos novamente com maior duração.
A seguir, a lista das melhores apresentações por área:
-
Ciências Agrárias: Kátia Barbosa Sousa, Yasmin Vitória da Silva e Lenita da Silva Farias.
-
Códigos e Humanidades: Rosana Tavares Conceição, Thiago Martins Machado da Silva e Mariza Monteiro.
-
Matemática e Ciências da Natureza: Vinícius Prata Bezerra, Suelen Vieira da Silva e Jeová Neto Ferreira Nunes.