Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Campus Piranhas: 13 anos transformando vidas pela educação

Campus Piranhas: 13 anos transformando vidas pela educação

por Anny Rochelly publicado: 01/09/2023 14h57, última modificação: 01/09/2023 15h00
GOURTHIERES

No domingo, 03 de setembro, o Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aniversaria. São 13 anos transformando vidas pela educação e construindo um novo momento no Alto Sertão de Alagoas. Desde a sua inauguração, o campus vem formando jovens e adultos nas mais diversas áreas, com os cursos técnicos, superiores e de formação inicial e continuada, além de contribuir com a pesquisa e a extensão na região, oferta de estágio e parcerias com empresas públicas e privadas.

O diretor da unidade, Iatanilton Damasceno, acredita que o Campus Piranhas vem mudando a vida de centenas de jovens e adultos no sertão de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, fato que comprova quão importante foi a expansão da Rede Federal. “O que oferecemos a cada um e a cada uma de nossas estudantes é oportunidade, por meio de educação pública, gratuita e de qualidade. Começaremos a comemoração no sábado, dia 02 de setembro, com uma Gincana Estudantil, mas ela se estenderá por todo o ano”, concluiu o gestor.

Em 2010, o Campus Piranhas iniciou sua atuação com a oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agroecologia e Agroindústria; já em 2016, o Campus ampliou sua oferta com o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; e com o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, primeiro curso de graduação da primeira expansão dos campi do Ifal e com conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2019, começa a ofertar a Licenciatura em Física, primeiro curso de formação de professores da interiorização do Ifal. Em 2020, amplia a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio com o curso de Agropecuária e, mais recentemente, em 2022, com a licenciatura em Matemática, passa a contar com três cursos de graduação presenciais.

Em 2022, o campus ultrapassou 1200 matrículas, segundo a Plataforma Nilo Peçanha, e seus egressos se destacam na atuação profissional e acadêmica. A unidade estende seus serviços à comunidade por meio de projetos, cursos e programas de extensão, pois acredita-se que a formação do estudante com o olhar voltado para os problemas sociais traz um diferencial na sua capacidade de resolver demandas, dentro da sua área de atuação, voltado para problemas reais.

Na pesquisa, o Campus Piranhas se destaca em sua participação em diversos editais, com projetos em várias áreas de sua atuação, estimulando seus estudantes a voltarem os olhos para os problemas da sociedade e desafiá-los a encontrar soluções por meio da iniciação científica.

Nesses 13 anos, muitas histórias se entrelaçam e marcam a existência do campus enquanto instituição de ensino de transformação de vidas. O Ifal e o Campus Piranhas se orgulham de suas trajetórias, construídas a muitas mãos, através do esforço e do comprometimento de sua comunidade, servidores, professores e técnicos, estudantes e egressos, colaboradores e parceiros sociais.