Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Projetos de pesquisa do Ifal Piranhas serão avaliados de 22 a 24 de agosto
conteúdo

Notícias

Projetos de pesquisa do Ifal Piranhas serão avaliados de 22 a 24 de agosto

Haverá bancas presenciais e abertas ao público bem como remotas e restritas

por Roberta Rocha publicado: 19/08/2022 12h07, última modificação: 19/08/2022 12h10

De 22 a 24 de agosto, irão ocorrer as bancas de avaliações finais dos projetos institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) implementados no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas, no período 2021 - 2022.

A atividade integra o IX Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), maior evento de iniciação científica e tecnológica do Ifal, promovido de 15 a 31 de agosto. Além da apresentação dos projetos de diversos campi com transmissão on-line, o evento contempla palestras, oficinas e mesas-redondas em sua programação. Saiba mais aqui.

No Ifal Piranhas, as avaliações definitivas dos projetos Pibic serão realizadas em formato presencial e aberto ao público, no miniauditório do campus. Confira o cronograma de apresentações.

Algumas bancas de projetos Pibiti, devido ao caráter de inovação tecnológica, envolvem questões de propriedade intelectual. Por isso, serão realizadas de forma remota e com acesso restrito.

Secador solar para tomates

Um dos casos de projeto a ser defendido com acesso restrito é o de "Construção e teste de dois protótipos com auxílio de ferramentas Maker, para produção de tomate seco utilizando energias renováveis", orientado pelo professor Aristofanes Matias Gomes. 

A iniciativa tem a participação dos discentes do curso técnico de Agroindústria, Carlos Eduardo Carvalho (bolsista) e José Alves Neto (voluntário). Eles atuaram na confecção de equipamentos de secagem solar de tomates, sendo um com materiais de custo menor que o outro.

Além de comparar a eficiência e a relação custo-benefício de ambos os secadores, ocorreram testes de secagem de tomates em fritadeira elétrica (Airfryer). Em cada caso, foram analisados critérios como umidade e acidez dos tomates para chegar ao resultado final que será apresentado à banca de avaliação do projeto. 

"A gente constrói pensando em um produtor pequeno que consiga secar em casa, com equipamento de baixo custo, feito com materiais acessíveis e possíveis de adaptações", destacou Carlos Eduardo.