Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Assistência Estudantil do Ifal Piranhas conversa com estudantes sobre o câncer de próstata e de mama

O bate-papo encerra as ações de conscientização do Outubro Rosa e do Novembro Azul

publicado: 04/12/2017 15h14, última modificação: 07/12/2017 19h20

O Novembro Azul, movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata durante o mês de novembro, encerrou na última quinta-feira (30) e a equipe de Assistência Estudantil do Ifal Campus Piranhas aproveitou a ocasião para bater um papo sobre prevenção do câncer de próstata e também do câncer de mama com estudantes do Proeja (Educação de Jovens e Adultos).

A assistente social, Gracielle dos Santos, e a nutricionista, Raíza Pinheiro, promoveram o bate-papo no auditório do Campus com alunos das três turmas do Proeja. De acordo com a assistente social, o público escolhido foi o Proeja por possuir mais estudantes em idades de risco se comparado aos alunos do ensino médio. Para a nutricionista Raíza Pinheiro, o bate-papo foi um momento muito importante de troca de informações, aprendizado e participação ativa dos estudantes.

A discussão contou ainda com a contribuição do professor de Biologia, Cristian José Simões Costa. Ao final do bate-papo, foi realizado um quiz de mitos e verdades sobre o assunto. “O quiz foi o momento de maior participação dos alunos e percebemos que alguns mitos eles acreditavam ser verdade, e algumas verdades eles acreditavam ser mitos”, afirma Gracielle. Segunda a nutricionista Raíza, um exemplo de mito que muitos alunos revelaram achar real foi o de que sutiã sujo é um fator de risco para câncer de mama. Já a informação verídica de que homens negros têm mais chance de ter câncer de próstata foi uma surpresa para vários estudantes que acharam tratar-se de mito.