Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Artigo resultado de programa de extensão em assentamentos é premiado

Artigo resultado de programa de extensão em assentamentos é premiado

publicado: 10/01/2018 10h17, última modificação: 10/01/2018 12h07

O artigo científico “A Experiência do Programa de Extensão Minha Comunidade: uma parceria Ifal - MST no Sertão Alagoano” foi premiado no XVI Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste, realizado em Rio Largo. Escolhido como o melhor trabalho do eixo Relato de Experiências, o artigo relata as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão que tinha como objetivo integrar e partilhar saberes e experiências entre estudantes, docentes e técnicos administrativos do Ifal e as mulheres, homens e jovens assentados que desenvolvem atividades agroindustriais e agroecológicas nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco.

As estudantes, Érica Barros do 3° ano de Agroecologia e Mariza Monteiro do 4° ano de Agroindústria, participaram do programa de extensão Minha Comunidade e da produção e apresentação do artigo. Para Érica, o programa trouxe para sua vida experiências de um novo mundo, a partir das ricas vivências nos assentamentos. “O assentamento "Patativa do Assaré", onde foram realizados os minicursos, é um dos exemplos de construção agroecológica de sociedade”, afirma Érica.

O orientador das alunas, professor Claudemir Martins, acredita que o tripé ensino-pesquisa-extensão é essencial na formação integral dos estudantes e que a experiência vivida pelas alunas as insere no espaço da pesquisa e construção/disseminação do conhecimento científico. “A premiação do trabalho valoriza o conhecimento coletivo construído entre os servidores e estudantes com os camponeses e camponesas assentadas”, afirma Claudemir.

Confira o artigo!