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Apresentação de projetos integradores da EJA reúne produtos autorais e depoimentos de superação

Evento foi culminância de disciplina do curso técnico em Alimentos

por Roberta Rocha publicado: 03/02/2023 21h46, última modificação: 03/02/2023 22h16
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No Campus Piranhas, estudantes do curso técnico em Alimentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA apresentaram, na noite da última terça-feira (31), os resultados dos projetos integradores desenvolvidos no ano letivo 2022. As participantes expuseram, na ocasião, o processo de produção de itens alimentícios desenvolvidos por meio da articulação dos conhecimentos adquiridos em quatro disciplinas do curso, além de oferecer os produtos para degustação do público presente.

Projetos Integradores EJAComo a ação interdisciplinar indica o encerramento de um ciclo acadêmico, o evento contou com depoimentos das estudantes sobre as dificuldades superadas para se manter no curso e muitas delas se emocionaram durante os relatos. Foi o caso de Ginailda Ribeiro. "O que esse curso está me mostrando é que eu sou capaz", comentou a estudante, visivelmente emocionada.

Entre os relatos, foram citados casos de estudante enlutada pela morte recente do marido, estudante em acompanhamento de familiar acamado, de estudante que sofreu acidente e durante a recuperação necessitou da ajuda das colegas de classe para escrever as tarefas escolares, de estudante enfrentando sobrecarga com a maternidade solo, entre outros.

A discente Rosinete Barreto enumerou algumas dessas situações vivenciadas na turma, enalteceu a união das colegas que estão com ela concluindo a formação e falou de como sua própria visão sobre a EJA mudou ao longo da trajetória acadêmica. "Tem muita gente que tem muito preconceito [com a EJA], não dá muito valor. E vocês abraçaram a gente. A gente termina com o coração muito grato", falou, aos docentes e gestores do campus. 

Para a também concluinte Jeane de Souza, a EJA se trata de um recomeço. "Porque quando a gente para de estudar, vem a preguiça. Eu mesma, quando comecei... A gente percebe que a mente está devagar, estava parada, né? Se eu for comparar agora, eu percebo a diferença. A gente está evoluindo, saindo de uma zona de conforto", afirmou. 

Produtos inovadores

Projetos Integradores EJAO desafio proposto para as estudantes do 1º ano de Alimentos, no Projeto Integrador, foi formular uma barra de cereal nutritiva e de baixo custo utilizando mel e pólen em sua composição. A ideia partiu da docente Denise Araújo, na disciplina de Tecnologia de Produtos Apícolas, mas, para chegar ao produto final, as estudantes agregaram os aprendizados da disciplina Princípios de Tecnologia Agroindustrial (onde aprenderam a elaborar a tabela nutricional), da disciplina de Matemática (com os cálculos para chegar nos valores nutricionais e de custo de produção) e de Informática (com a digitação do conteúdo da embalagem e preparação do slide do projeto). 

Ao todo, três equipes trouxeram a barra de cereal para avaliação. Além da utilização dos produtos de origem apícola em todas elas, cada grupo variou a composição com a adição de ingredientes como aveia, banana, castanha, uva passa, gergelim e chocolate ou semente de abóbora e de girassol ou amendoim e amaranto. "As barras de 30g ficaram com valor energético entre 70 e 125 calorias", esclareceu a professora Denise.

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Projetos Integradores EJAJá a turma do 2º de Alimentos teve como missão desenvolver doce de leite com diferentes concentrações e tipos de açúcar, sendo usado o cristal e o demerara. O docente Rodrigo Leite, da disciplina Tecnologia de Leite e Derivados, explicou que foram avaliadas as características como aroma, sabor, cor e textura e a aluna Sílvia de Almeida apresentou o resultado final, obtido seguindo o mesmo modelo de integração entre componentes curriculares.

Na turma concluinte do 3º ano, a docente de Tecnologia de Bebidas Maria Sueli Francisco encabeçou a produção do hidromel, bebida fermentada à base de mel. As formandas explicaram o processo de transformação da mistura do mel, água e serviu o composto à plateia.  

Projetos Integradores EJA

Projetos Integradores EJAPara o coordenador da EJA do Campus Piranhas, Jailson Silva, a utilização de produtos locais foi um diferencial e gerou maior valorização da identidade cultural sertaneja. Ele esclareceu que as turmas iniciais do curso terão direito à certificação profissional em Produtor/a de Produtos Apícolas, com a aprovação dos projetos apresentados.  

O diretor-geral do Campus Piranhas, Iatanilton Damasceno, elogiou as explanações do dia, bem como as receitas servidas. "Essa é a culminância de um processo de estudo e de aprendizagem. Um projeto desses reflete a possibilidade de mudança que o curso traz", afirmou.