Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Após 9 anos à frente da direção-geral do campus, Ricardo Aguiar se despede do Ifal Piranhas

Cerimônia de despedida de Ricardo e apresentação do diretor substituto pro tempore emociona alunos e servidores

publicado: 13/02/2019 15h09, última modificação: 13/02/2019 15h09

Após uma jornada de quase 9 anos de trabalho e muita dedicação para construir o Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas, no sertão alagoano, o diretor-geral Ricardo de Albuquerque Aguiar se despede da instituição. Ricardo segue para novos desafios na Assessoria Executiva do Reitor, em Maceió, e passa a gestão do campus para o diretor pro tempore, eleito recentemente diretor-geral, Antônio Iatanilton Damasceno de França. Na cerimônia de despedida do antigo diretor-geral e apresentação do seu substituto, os presentes se emocionaram com as homenagens e agradecimentos.

Ricardo não conseguiu conter a emoção ao despedir-se do campus que viu nascer, crescer e se solidificar e agradeceu a todos pela contribuição e parceria na construção da escola.
“Eu construí essas amizades que me confortam neste momento, servidores, alunos e alunas, que me trouxeram força para enfrentar todas as dificuldades. Agradeço por tudo que fiz com a ajuda de todos. Confesso que vive intensamente este encontro com todos os parceiros que tive. Procurei ser o que o que sou e que o que aprendi, ao longo da minha caminhada, e busquei aprender com cada um de vocês. Posso garantir que aprendi mais do que ensinei”, disse Ricardo em seus agradecimentos.

O novo diretor-geral do campus Piranhas, Antônio Iatanilton, e o diretor-geral do campus Viçosa, Valdomiro Odilon Pereira, compuseram a mesa junto ao professor Ricardo e falaram sobre a trajetória de lutas e conquistas do campus ao longo desses 9 anos.
Ricardo Aguiar se despede do campus e passa a direção-geral para Antônio IataniltonA primeira servidora técnica administrativa do campus, Renata Maria Wanderley, conduziu a cerimônia e as homenagens. Uma mensagem dos servidores para Ricardo foi lida, enquanto fotos da sua jornada no campus eram exibidas. Antigos servidores enviaram vídeos com mensagens para Ricardo e muitos dos que estiveram presentes deixaram também sua mensagem. Ao final, a servidora terceirizada, Rosângela Ferreira da Silva Nunes, recepcionista da direção-geral, entregou uma placa em reconhecimento e agradecimento à dedicação do professor Ricardo Aguiar à frente da direção do campus todos esses anos.

Confira abaixo a homenagem ao antigo diretor-geral do campus!

Se as paredes deste antigo clube falassem, contariam a bonita história do Instituto Federal de Alagoas – campus Piranhas. Uma história que começou antes mesmo de o campus ter sede própria, bens e uma comunidade acadêmica de quase mil pessoas.

Quando tudo começou, quase 9 anos atrás, vinha de Maceió para o sertão de Alagoas, o recém-nomeado diretor-geral do Ifal Piranhas, Ricardo de Albuquerque Aguiar. Foi ele quem começou a escrever os primeiros capítulos desta história e a receber os primeiros servidores que aqui chegavam. No início, contávamos com poucos servidores que não tinham muitos recursos, mas tinham jogo de cintura e disposição para o trabalho de construir uma escola de excelência. A Escola Estadual de Xingó – Unex 1 recebeu nossas primeiras turmas. Alguns desses primeiros alunos estão conosco até hoje e viram tudo o que foi conquistado até aqui.

Em 2011, chegamos à sede atual e o Ifal Piranhas trouxe vida e festividade de volta ao antigo clube Atalaia, palco de tantas festas, encontros e momentos de alegria. Não haveria melhor lugar para acolher nossa escola. A direção-geral do campus e os servidores aproveitaram o que podiam da estrutura do clube e foram construindo e expandindo o campus para atender às necessidades dos nossos alunos.

Cada tijolinho aqui erguido com amor, dedicação e sacrifício tornou mais confortável nossas aulas, nosso trabalho, nossa interação com o outro. Quantas amizades foram feitas aqui? Quantos amores? Quanto aprendizado? São incontáveis as marcas que esta escola deixa em cada um de nós, assim como são incontáveis as marcas que deixamos nesta escola.

Como toda longa história, personagens vem e vão. Todos os anos perdemos algum servidor que, com sua partida, abre caminho para a chegada de outros, para que outros continuem a escrever esta narrativa. Hoje, é o dia de nos despedirmos do primeiro narrador desta história. De quem acreditou primeiro que este sonho seria possível. Seu zelo por cada tijolinho erguido neste lugar é sua principal marca e sua dedicação para fazer este sonho acontecer não será esquecida.

É preciso saber a hora de partir, de passar o bastão e de construir novos sonhos e se a hora é agora, não é por acaso. Aqui, você será sempre bem-vindo e acolhido, mas esperamos que seus novos caminhos te acolham ainda mais e te tragam luz e sorte.

Obrigado por começar esta história que ainda será escrita por muita gente!

Receba o carinho e o abraço de todos os servidores do campus Piranhas!