Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Alunos praticam atividade física na prainha de Piranhas

Alunos praticam atividade física na prainha de Piranhas

publicado: 03/09/2018 15h12, última modificação: 03/09/2018 15h12

Nos dias 27 e 28 de agosto, as turmas de 2° ano de Agroecologia e Agroindústria tiveram uma aula de educação física diferente: a aula aconteceu na prainha do rio São Francisco, em Piranhas. Segundo o professor da disciplina, Ivis Claudino, antes da prática, os alunos reuniram-se com o professor que contextualizou a atividade, falando sobre a importância de lugares públicos e meios recreativos para a promoção da saúde. “A existência desses locais pode influenciar na decisão das pessoas em utilizar, visitar ou realizar atividades físicas nos espaços, dependendo de suas estruturas e das características dos frequentadores”, afirma Ivis.

Ele explica que boa estrutura física é um dos aspectos que facilitam e incentivam as pessoas a utilizarem os espaços e que o contrário também acontece: estruturas em péssimas qualidades inibem a população de frequentar o local. Os objetivos da aula consistiram em incentivar a reflexão crítica sobre os espaços públicos da região que poderiam estar estruturados e destinados às práticas de atividades físicas, esporte, lazer e turismo. E, proporcionar, por meio da vivência prática in loco, algumas práticas que são possíveis de serem adotadas/adaptadas neste espaço visitado em questão.

As atividades desenvolvidas no local consistiram de uma gama de exercícios e jogos, que trabalharam os aspectos do condicionamento físico e saúde, socialização, trabalho em equipe, resistência muscular localizada e aeróbica, coordenação motora geral, motivação e bem-estar. Foram elas: aquecimento com dinâmicas em grupo com bola ou jogo do pique-cola. Atividades como queimado na areia, futebol de areia, vôlei de areia, frisbee, frescobol, corridas de revezamento e cabo de guerra com corda.