Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Alunos do Ifal Piranhas se destacam na redação do Enem e são aprovados no Sisu

Alunos do Ifal Piranhas se destacam na redação do Enem e são aprovados no Sisu

publicado: 05/02/2018 14h43, última modificação: 27/02/2018 10h49

Os alunos do Ifal Piranhas tiveram um ótimo desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vários desses alunos que pontuaram bem na redação conseguiram sua aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Maria Michelle Ferreira foi uma delas, ela ainda está no 3° ano de agroecologia e foi aprovada em 1° lugar para o curso de Odontologia na Universidade Federal de alagoas (Ufal).

A aluna se dedicou o ano inteiro, mesmo este não sendo seu último ano de Ifal. Maria Michelle fez cursos online, participou de grupos de estudos e deu monitoria de matemática a outros alunos que se prepararam para o Enem. Ela fez 860 pontos na redação e 805 em ciências exatas e afirma que o Ifal foi fundamental para que ela alcançasse esse resultado.

Ítalo Pinheiro, aluno do 4° ano de agroindústria, tirou 840 pontos na redação, cem pontos a mais que no Enem passado. Ítalo focou seus esforços nas matérias em que ele não foi tão bem no Enem passado e cumpriu seu objetivo de crescer onde mais falhou, conseguindo a aprovação em 1° lugar para engenharia elétrica no IFBA de Paulo Afonso. Ele atribui o crescimento às dicas e aulas dos professores do Ifal. “O professor de português, Diogo, nos ensinou como argumentar e embasar uma tese, como fazer uma ótima conclusão objetiva e detalhada, como estruturar a introdução e como ligar os pontos de vista, ele foi crucial para que eu alcançasse essa nota. Sou muito grato também a toda nossa grade de professores que contribuíram, cada um a sua maneira, para que eu alcançasse esse resultado”, conta o aluno.

O professor de língua portuguesa das turmas do 4° ano, Diogo Souza, conta que o segundo bimestre de aulas foi todo direcionado ao Exame e nas duas últimas semanas antes da prova ele trabalhou com os alunos as competências do Enem e as mudanças na prova, dando dicas para o alcance de um bom resultado. Além disso, a preparação dos alunos também contou com a realização de uma oficina focada na redação do Enem, ministrada por um professor do Colégio da Polícia Militar Tiradentes em Maceió, durante a Semana de Tecnologia (Semtec).

Segundo Diogo, a ementa da disciplina de língua portuguesa no 4° ano é toda voltada para a produção textual e isso permitiu que ele realizasse um trabalho contínuo de redação com os alunos. Diogo se colocou disponível para corrigir os textos dos estudantes através dos mais variados meios, trabalhando com eles fora da sala de aula também, recebendo textos na sala dos professores, por e-mail, whatsapp etc. Com toda essa produção textual, o professor pôde fazer um diagnóstico das turmas e, comparando as notas das primeiras redações com as últimas, ele percebeu que houve uma evolução de cerca de 70% dos alunos das quatro turmas. “Fiquei com muito feliz com a evolução dos alunos e com o resultado deles no Enem, porque eu acompanhei esse crescimento e juntos podemos superar alguns obstáculos que eles enfrentavam na redação”, afirma Diogo Souza.

Confira abaixo nossos futuros universitários suas aprovações:

ANDERSON MORAES SANTOS – ENGENHARIA AGRONÔMICA – UFAL

ANDERSON PEREIRA DOS SANTOS – BIOLOGIA – UNEAL