Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Alunos do Ifal Piranhas participam da primeira etapa da OBMEP

Alunos do Ifal Piranhas participam da primeira etapa da OBMEP

63 alunos compareceram aos campus, durante as férias escolares, para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática

publicado: 06/06/2018 12h59, última modificação: 07/06/2018 12h20
Alunos participam da primeira fase da OBMEP

A primeira fase da edição de 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorreu de forma tranquila no IFAL Campus Piranhas. No total, contou com a participação de 63 alunos dos quatro anos do Ensino Médio Técnico Integrado em Agroindústria e Agroecologia, em sua maioria oriundos dos primeiros anos destes cursos. Para os docentes de Matemática à frente da OBMEP no campus, este fato demonstra que a participação e compromisso por parte dos alunos já é fator preponderante desde os primeiros meses como estudantes do Ifal.

A aplicação do exame foi realizada pela professora de Matemática, Gilberlania Pereira Santos Silva, que destacou o empenho e dedicação dos alunos. "Fiquei muito feliz com o quantitativo de alunos. Levando em consideração que eles estão no período de férias e que a grande maioria reside em outras cidades da região de Piranhas, o número de alunos que participaram foi muito significativo. Isso demonstra o quanto nossos alunos são comprometidos e têm vontade de aprender. A OBMEP ajuda no amadurecimento matemático, já que os interessantes problemas instigam a criatividade e estimulam o raciocínio lógico", afirma Gilberlania.

Já para o professor Danilo Olímpio Gomes, o que pode ser alcançado com a OBMEP vai muito além de quesitos como a competitividade e classificação, fatores essenciais em uma competição olímpica, mas que em nada auxiliam em aspectos de ensino-aprendizagem. “O estímulo à superação de obstáculos e o contato com a resolução de problemas leva os alunos a desenvolverem métodos próprios de abordagem e compreensão dos problemas, fatores essenciais para lidarem com aspectos matemáticos e da própria vida", afirma.

A impressão dos alunos foi um tanto divergente, para alguns a prova estava difícil e com um nível elevado, outros já relataram que a prova teve um nível razoável e de fácil leitura, já que os enunciados estavam curtos. Além disso, foi dito que o nível da prova foi semelhante ao do ano passado e que, mesmo com algumas disparidades, o tempo foi suficiente para responder a todas as questões. Para a aluna do 2° ano de Agroindústria, Ana Sofia Damasceno, que recebeu menção honrosa na Olimpíada do ano passado, o exame estava no estilo que a OBMEP sempre segue. “A prova tinha questões bem óbvias, mas também tinha algumas bem complicadas, que exigiam muito cálculo”, conta. A aluna diz estar confiante para a próxima etapa e acredita que teve um desempenho melhor que na primeira fase do ano passado.

Para a aluna do 4° de Agroindústria, Maria Michelle Ferreira, que recebeu menção honrosa em 2017 e está em sua última OBMEP, a prova estava muito boa. “A prova em si não é muito conteudista, exige mais que o aluno use a lógica para as resoluções e eu gosto desse tipo de prova, porque te faz pensar um pouco fora da caixa e porque mostra que a matemática não é apenas substituir números em fórmulas”, afirma a aluna. Para Gilberlania e Danilo, as diferentes impressões dos alunos sobre a prova demonstram como é rico e desafiador o campo que permeia as relações de ensino-aprendizagem de matemática, em que há grande diversidade de aspectos cognitivos e culturais por parte dos alunos, os quais devem ser respeitados, compreendidos e encaminhados da melhor forma possível, visando sempre o desenvolvimento integral de todos os alunos. A lista de classificação para a segunda fase será divulgada a partir de 13 de agosto e a prova ocorrerá no dia 15 de setembro.