Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Alunos do Campus Piranhas fazem visita técnica a GranBio

Alunos do Campus Piranhas fazem visita técnica a GranBio

publicado: 07/04/2017 19h56, última modificação: 07/04/2017 19h56

No dia 17 de março de 2017, os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Agroecologia do IFAL/Campus Piranhas realizaram uma visita técnica à empresa GranBio Vertis, localizada na zona rural do município de Barra de São Miguel-AL.

Criada em junho de 2011, a Granbio é uma empresa brasileira de biotecnologia industrial para transformar biomassa em produtos renováveis, como biocombustíveis e bioquímicos e opera a primeira planta em escala comercial de etanol celulósico, ou de segunda geração (2G), do Hemisfério Sul, um projeto sem precedentes na indústria brasileira. A produção do biocombustível feito com a palha da cana-de-açúcar, matéria-prima que até então era descartada ou queimada nos canaviais, coloca a companhia entre as empresas mais sustentáveis do planeta no setor.

A viagem foi organizada pelo professor da disciplina de Agroenergia, Samuel Silva, em que os alunos puderam verificar os mecanismos de melhoramento genético da cana-energia para produção do bioetanol, obter conhecimento prático sobre a produção agrícola da cana-energia, entender o processo de produção do bioetanol e interagir com profissionais da área, buscando ampliar e aprofundar o conhecimento técnico.

Conforme o Prof. Samuel “a visita técnica proporciona ao estudante uma formação mais ampla, verificando aspectos teóricos sendo colocados em prática. É possível observar o ambiente real da produção agrícola, com sua dinâmica e organização, podendo visualizar na prática a teoria aprendida em sala de aula. É um recurso didático pedagógico motivador no processo de ensino aprendizagem, pois os alunos ouvem, veem e sentem a prática durante a visita técnica. Por isso, sempre é importante a participação dos estudantes em visitas técnicas com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional e nesta, eles aprimoraram o entendimento da importância da cana-energia para a criação de combustíveis renováveis e promoção do desenvolvimento sustentável”.