Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Alunos do 1° ano aprendem matemática cantando

Alunos do 1° ano aprendem matemática cantando

Professora aproveitou característica musical da turma para atraí-los à matemática e torná-la mais divertida

publicado: 12/06/2018 12h11, última modificação: 12/06/2018 12h11

Quantos alunos se apavoram com os cálculos e a mistura de incógnitas e números numa equação? Não são poucas as queixas de estudantes com a matemática. Muitas vezes, com a dificuldade que sentem na disciplina, os alunos bloqueiam a matemática e se afastam dela, mas há professores que conseguem torná-la simples e divertida. É o que tem tentado a professora  Gilberlania Pereira. Ela percebeu que as turmas do 1° ano de Agroecologia e Agroindústria amam música e resolveu aproveitar essa característica das turmas para tornar a matemática ainda mais leve e aprazível.

A professora dividiu os alunos em grupos e propôs que eles fizessem paródias sobre o assunto função. “Quase todas as vezes que chego na sala de aula, após o intervalo, me deparo com alguns alunos cantando. Daí, pensei em aproveitar o fato de eles gostarem de música para trabalhar o conceito de funções”, conta a professora. Os alunos abraçaram a ideia e fizeram paródias divertidas e didáticas sobre o tema, apresentando para a turma, ao vivo ou por vídeos. A professora conta que se surpreendeu e amou o resultado. “Eles realmente se empenharam. Foi uma forma divertida de trabalhar a matemática. A música está presente no nosso dia a dia e acredito que ela é um instrumento importante no processo ensino-aprendizagem, devido à grande capacidade de nos auxiliar na memorização de algo”, explica Gilberlania.