Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Agosto Lilás: assistência estudantil faz roda de conversa sobre violência contra a mulher

publicado: 30/08/2018 11h51, última modificação: 30/08/2018 12h00
Assistência estudantil promove discussão sobre violência contra a mulher

A Lei Maria da Penha foi criada em agosto de 2006 e, este ano, ela está em seu 12° aniversário. Desde o ano passado, no mês de criação da lei, acontece uma campanha contra a violência sofrida pelas mulheres e o feminicídio, o Agosto Lilás. Com o objetivo de realizar um momento de reflexão sobre o Agosto Lilás, a assistência estudantil do Ifal Piranhas realizou nos dias 27, 28 e 29 de agosto uma campanha de conscientização chamada "No Ifal com elas", sobre a violência contra a mulher, que contou com a participação de 120 discentes.
Segundo a psicóloga Dúnia de Cássia, o momento fez com que a comunidade estudantil percebesse que a violência contra a mulher existe de várias formas, facilitando também a compreensão destas discentes se já passaram por algum tipo de violência e entendendo que ela pode ser de várias formas: transgeracional (de mãe para a filha através de discursos como “aguente, filha! eu mesma já aguentei tanta coisa do seu pai...”), simbólica (propagandas que atribuem a objetificação da mulher), psicológica e física, dentre outras. “A violência contra a mulher ainda é, infelizmente, atribuída como algo corriqueiro e isso precisa ser mudado diariamente, pois não é comum alguém ser agredido simplesmente por ser mulher", afirma a psicóloga do Campus Dúnia de Cássia, idealizadora da ação, juntamente com a assistente social, Gracielle Gracino.

Dúnia explica que os discentes que participaram da ação mostraram-se satisfeitos em ter esclarecidos seus questionamentos quanto à questão da violência contra a mulher. Durante a conversa, as alunas e alunos chegaram a compartilhar relatos de casos dentro da família ou até mesmo de alguém próximo. As profissionais da assistência estudantil também instruíram as estudantes quanto a que mecanismos poderão ser acionados em casos de violência contra a mulher. Dúnia conta que, para o ano vindouro, a proposta é de que uma semana inteira seja dedicada à temática no mês de agosto.