Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Abertas as inscrições para seleção de monitores do Neabi Campus Piranhas

Abertas as inscrições para seleção de monitores do Neabi Campus Piranhas

publicado: 16/05/2022 18h37, última modificação: 16/05/2022 18h46

Bruno Andrade - jornalista

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Piranhas, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-Piranhas), abriu nesta segunda-feira (16/05) as inscrições para selecionar dois estudantes para monitoria do referido núcleo. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição online até o dia 20 de maio, por meio do formulário disponível neste link: https://forms.gle/VkMLuuGB7Xr2GAoN6.

Confira o edital neste link.

No ato do preenchimento da ficha de inscrição, é necessário ter digitalizado o atestado de matrícula emitido pelo SIGAA, a cópia do RG e do CPF do estudante, além da cópia do cartão ou documento digital com os dados da conta-corrente.

Caso o candidato seja menor de idade, é necessário o TERMO DE CONSENTIMENTO DO RESPONSÁVEL devidamente assinado. Acesse o termo neste link.

Serão oferecidas duas vagas, uma vaga para o turno matutino e outra para o turno vespertino. A monitoria será remunerada com bolsa mensal no valor de R$ 400,00, para uma carga horária semanal de 10 horas, no período de junho a dezembro de 2022.

Para participar da seleção, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado nos cursos técnicos integrados, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e graduação do Ifal Campus Piranhas. É também pré-requisito não ter vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da monitoria e não ser beneficiado por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar pelo mesmo período. A exceção são os auxílios e bolsas concedidos pela Assistência Estudantil.

A seleção compreende duas etapas: redação e entrevista. A primeira ocorrerá no dia 24 de maio, na sala de Reunião, nos seguintes horários: manhã: 7h – 9h30h; tarde: 15h50 – 18h20. A redação será sobre o tema “Redes sociais e suas interferências na temática étnico-racial” e deverá ter no máximo 30 linhas. Os critérios de avaliação incluem a adequação do texto à norma padrão da língua portuguesa, coerência e coesão, argumentação em defesa do ponto de vista e abordagem do tema.

Para a entrevista, serão convocados até dez candidatos com melhor desempenho na redação. Essa etapa ocorrerá de forma individual e terá duração de até 10 minutos. O objetivo é avaliar o grau de afinidade do estudante com a temática do Neabi, dando preferência a candidatos de origem indígena, afro-brasileira e/ou oriundos de comunidades remanescentes indígenas e quilombolas.

Conforme o cronograma do edital, o resultado das redações e a convocação para as entrevistas serão divulgados no dia 27 de maio. As entrevistas acontecerão no dia 30 de maio. A publicação do resultado final e sua homologação está prevista para 31 de maio, para que as atividades de monitoria já comecem no mês de junho.

O Neabi se configura como um setor propositivo e consultivo, que estimula e promove ações, projetos e programas com temáticas sobre questões étnico-raciais em diversas áreas do conhecimento, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, conforme consta na Resolução nº 29/CS/Ifal, de 19 de dezembro de 2018.