Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > 1° Encontro de Meio Ambiente e Sociedade discutirá educação para gestão do lixo

1° Encontro de Meio Ambiente e Sociedade discutirá educação para gestão do lixo

O Encontro será realizado na próxima quarta-feira no auditório do Ifal Piranhas

publicado: 15/12/2017 09h26, última modificação: 15/12/2017 09h26

Na próxima quarta-feira (20), acontecerá o 1° Encontro de Meio Ambiente e Sociedade do Ifal Piranhas, no auditório do Campus, às 8h. A proposta central do evento é discutir com os alunos a problemática do lixo e promover um momento de educação ambiental. O Encontro será interdisciplinar e a programação conta com palestras, exibição de filmes, leitura de contos e poemas de autores diversos e dos estudantes sobre o assunto.

A professora de Biologia, Daniele Claudino Maciel, coordena um Projeto de Ensino que avalia a percepção dos estudantes quanto à problemática do lixo e, a partir das avaliações do projeto e de conversas com os alunos, ela percebeu a necessidade de se fazer um trabalho de conscientização e capacitação com os estudantes. “Nós percebemos que muitos estudantes jogam lixo no chão e acreditam que a responsabilidade pela manutenção da limpeza da cidade é da prefeitura e não sua; esse trabalho de educação ambiental visa mudar a atitude dos alunos que, com uma nova postura, podem influenciar pessoas fora do Instituto também", explica Daniele.

A professora destaca o caráter interdisciplinar do evento e a importância de discutir esse assunto sob várias perspectivas. "Eu acho que tudo que fazemos de forma interdisciplinar é melhor, porque o ser humano é muito condicionado a uma visão reducionista das coisas e quando a gente faz discussões interdisciplinares, a gente pensa mais fora da caixa, tem uma visão mais holística e consegue compreender as coisas por pontos de vistas diferentes", afirma Daniele.