Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Trabalho integrado do corpo técnico marca semana de matrículas dos novos alunos

Trabalho integrado do corpo técnico marca semana de matrículas dos novos alunos

Estudantes que chegam para se matricular também passam pela Pedagogia e Assistência Estudantil.

publicado: 09/01/2020 13h28, última modificação: 23/05/2024 14h50

O Ifal Penedo iniciou na segunda-feira (6) as matrículas dos classificados no Exame de Seleção 2020. Até sexta (10), a expectativa é receber os 184 candidatos aprovados para compor as novas turmas dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química, ofertados nas modalidades integrado e subsequente ao ensino médio.

Este ano, o trabalho não se resume à entrega da documentação na Coordenação de Registro Acadêmico (CRA). Os novos alunos que chegam para se matricular também passam pela Pedagogia e Assistência Estudantil. “É um trabalho integrado do corpo técnico com a colaboração dos terceirizados, que já demonstra o caráter acolhedor de nossa instituição”, destaca o chefe da CRA, Domênico Pereira Tenório. Segundo ele, a Pedagogia já se fazia presente no momento da matrícula desde o ano passado. Com a equipe da Assistência Estudantil, a articulação tornou-se possível porque houve a chegada de mais servidoras.

Inicialmente, os estudantes acompanhados por seus responsáveis legais se dirigem ao balcão da recepção, onde são conferidos os documentos solicitados e entregues os formulários a serem preenchidos. No hall do campus, as pedagogas Elaine Costa e Rita de Cássia Tavares conversam com mães e pais, já estabelecendo vínculo com os responsáveis para contatos futuros. “Estamos também informando sobre a semana do acolhimento e o Suporte de Aprendizagem que o Ifal oferece”, disse a servidora Elaine, referindo-se às atividades que sempre precedem o início das aulas das novas turmas.

Na sala de reuniões do campus, a CRA se instalou para melhor atender os classificados. O trabalho de recebimento da documentação e efetivação da matrícula está a cargo do próprio coordenador de Registro Acadêmico e das servidoras Natali Souza e Polyanne Brito, responsáveis pela conferência dos originais dos documentos e autenticação das cópias apresentadas.

Assistência Estudantil

No setor de Enfermagem, é aplicado um questionário para traçar o perfil de cada novo aluno no que se refere a suas condições de saúde.Matrícula efetivada, todos os calouros são encaminhados para a equipe de Enfermagem. No setor, as servidoras Kelli Santos, Maíra Marques e Sabrina Seixas aplicam um questionário para traçar o perfil de cada novo aluno no que se refere a suas condições de saúde. “É importante conhecer o histórico de saúde do estudante, saber se ele possui alguma patologia, se faz algum tratamento. São informações básicas que nos permitem saber como proceder, no caso de alguma intercorrência no campus, e também melhor direcionar o trabalho de educação em saúde desenvolvido ao longo do ano”, explicou a enfermeira Sabrina Seixas.

O questionário inclui perguntas sobre alergia ou intolerância alimentar, cujas respostas serão compartilhadas com o Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane), responsável pelo acesso dos alunos ao refeitório do campus e definição do cardápio.

Ainda relacionado à atuação da Assistência Estudantil, todos os classificados para as vagas de cotas também passam pelo Serviço Social. No setor, a assistente social Kamilla Duarte faz a confirmação dos comprovantes de renda familiar apresentados, conversa com mães, pais e estudantes para melhor identificar as vulnerabilidades sociais e já informa-os sobre o edital de seleção de bolsas da Assistência Estudantil lançado anualmente.

Clovis de Araújo de Souza acompanha a filha Emylle Caroline, matriculada no curso de Meio Ambiente.Pai da adolescente Emylle Caroline, nova aluna do curso técnico em Meio Ambiente, Clovis de Araújo Souza elogiou o trabalho articulado do Ifal Penedo nesta fase de matrículas. “É uma escola com uma estrutura diferenciada e sempre fiz questão que meus filhos estudassem aqui. Ela é a terceira a me dar esse orgulho”, afirmou, lembrando de seus outros dois filhos mais velhos, Emerson e Clemerson, egressos do mesmo curso escolhido pela caçula.