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Trabalho de alunas de graduação EaD do Ifal Penedo é premiado em congresso regional

Polo de ensino marcou presença no evento com a apresentação de duas experiências vinculadas ao Pibid
por Lidiane Neves publicado: 04/07/2024 18h32, última modificação: 05/07/2024 15h12
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Thais Santos e Naiara Garajau, bolsistas do Pibid premiadas

Alunas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado na modalidade a distância no Polo Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foram premiadas no 1º Congresso Norte-Nordeste do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). O destaque obtido resulta da apresentação do trabalho intitulado “Jogos lúdicos como instrumento de abordagem inovadora no ensino da Biologia: um relato de experiência”.

O evento aconteceu em maio deste ano, em Salvador (BA), e o grupo autor do artigo submetido foi representado pelas estudantes Naiara Garajau e Thais Santos, ambas bolsistas do Pibid. A experiência apresentada por elas conquistou o quinto lugar dentre todos os trabalhos compartilhados na modalidade de comunicação oral, durante o congresso que reuniu professores, pesquisadores e estudantes de diversos estados das duas regiões. “Nos sentimos honradas em receber o prêmio, uma conquista que reflete o esforço e a dedicação investida no nosso trabalho. Esse reconhecimento é muito significativo para nós duas e para toda a equipe”, disse Thais.

Sobre o trabalho premiado

A atividade de elaboração de jogos lúdicos para ensinar conteúdos de Biologia foi aplicada em dezembro do ano passado com alunos de 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao médio do Ifal Penedo, sob a supervisão da então professora da disciplina, Flavia Izidoro, atualmente lotada no Campus Coruripe. “A proposta foi que cada equipe fizesse um jogo para explicar o reino animal usando materiais reutilizados e, se tivesse que comprar algo, que fosse de baixo custo e gerasse pouco impacto ambiental. Eles estavam livres para a criação dos jogos, desde que seguissem alguns critérios teóricos”, explicou a docente.

As estudantes Polo EaD do Ifal Penedo com outros participantes do congresso, que reuniu professores, pesquisadores e estudantes das regiões Norte e Nordeste do país.Com o auxílio de oito bolsistas do Pibid, a atividade rendeu a criação de seis jogos para o aprendizado sobre animais protocordados (que não possuem crânio e coluna vertebral), peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Entre as ferramentas lúdicas criadas, estavam os jogos de tabuleiro, memória, adivinhação, bingo, campo minado e “passa ou repassa”. A dinâmica permitiu que a turma compreendesse melhor as características gerais e específicas de cada grupo animal, tais como seu sistema esquelético e de revestimento corporal, sistemas digestório, respiratório, circulatório, reprodutor e excretor, sistema nervoso, sentidos e novidades evolutivas.

“Trata-se de uma experiência de abordagem educacional inovadora pelo fato de que os alunos foram protagonistas do seu aprendizado. Eles que tiveram que criar e assim aprender o conteúdo e, ao mesmo tempo, transmiti-lo aos demais colegas. Além disso, desenvolveram habilidades de trabalhar em equipe. Penso que essa estratégia foi eficaz e envolvente para um aprendizado prático e interativo”, salientou a professora Flavia Izidoro.

Da teoria à prática docente

Para além de despertar a criatividade e o trabalho coletivo e interdisciplinar dos alunos de nível médio, no relato de experiência, o grupo de bolsistas do Pibid destacou que tal estratégia didática reforça a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem, orientando os alunos na construção e aplicação de conhecimentos. Segundo as futuras professoras, a criação colaborativa de jogos didáticos proporcionou uma experiência significativa, inspirando-as a explorar abordagens inovadoras em sala de aula.

Thais Santos, uma das estudantes de Ciências Biológicas que participou do congresso presencialmente.“Participar do Pibid foi uma oportunidade enriquecedora, onde pude aplicar teoria na prática, colaborando ativamente para o ensino e aprendizagem em sala de aula. Isso me proporcionou um aprendizado significativo e me preparou melhor para minha futura carreira na educação”, reforçou a graduanda Thais Santos. No artigo, as estudantes evidenciam que a intervenção pedagógica utilizando jogos didáticos revelou-se uma estratégia eficaz para estimular o interesse pela Biologia, promovendo uma aprendizagem significativa e contribuindo para a formação de professores mais criativos, engajados e preparados para os desafios da educação na era digital.

“Muito bom saber que tudo valeu a pena. O curso é a distância, mas durante o Pibid, a gente tinha que ir pelo menos uma vez por semana para o Ifal Penedo, e eu sou de Arapiraca e a Thais é de Japoatã, em Sergipe, assim como o restante do pessoal era de outros lugares. Quando a gente foi escrever esse artigo, foram dias e dias, eu dormia e acordava pensando nele porque toda hora era algo pra revisar, e a professora Flávia sempre nos ajudando. Então valeu a pena ter construído tudo isso em cima da nossa experiência no Pibid, ir para a Bahia, nos dedicarmos”, enfatizou Naiara Garajau, dizendo-se feliz com o destaque concedido à apresentação do trabalho e também grata ao campus pela garantia do transporte e ajuda de custo para participação no evento.

As demais estudantes autoras do artigo levado ao 1º Congresso Norte-Nordeste Pibid/PRP são Letícia Oliveira, Karla Farias e Elíne Calazans. A mesma experiência rendeu a elaboração de mais dois artigos, que trazem os nomes dos outros licenciandos integrantes do grupo de bolsistas do Pibid envolvidos na ação pedagógica: Davi Bezerra, Laiane Santos e Jaqueline Rodrigues. Um dos textos foi compartilhado no 9º Encontro Nacional de Licenciaturas, em dezembro de 2023, e o outro no 2º Seminário Institucional Integrado do Pibid e do PRP do Ifal, em abril deste ano.

Pibid na área de Letras

Apresentação do trabalho ´sobre o Pibid em Língua Português foi apresentado pela aluna Aurea Santos.Intitulado “Explorando novas perspectivas na docência: uma jornada através do Pibid na disciplina de Língua Portuguesa”, o segundo trabalho levado ao congresso regional, na capital baiana, foi orientado pelo professor Wellinghton Santos e teve como autores os estudantes da licenciatura em Letras Português Aurea Santos, Rodrigo Cordeiro, José Vitor Silva, Mikelly Santos e Damião Neto. Assim como a graduação em Ciências Biológicas, o curso é vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ofertado na modalidade a distância pelo Ifal no Polo Penedo.

“O artigo submetido é basicamente um relato das principais ações realizadas pelos bolsistas e acompanhadas por mim, no período de junho de 2023 a abril deste ano”, resumiu o docente de Língua Portuguesa. Segundo ele, tais atividades se dividiram em ações de acompanhamento presencial de suas aulas nas turmas de ensino médio do Ifal Penedo e de observação da dinâmica de funcionamento do campus. “Então eles também acompanharam reuniões e eventos para conhecer o dia a dia de uma instituição de ensino e de um professor de Língua Portuguesa”, completou Wellinghton.

Grupo da graduação em Letras Português presente no congresso.Prestes a ingressar no 5º período da graduação, Mikelly Santos, uma das bolsistas do Pibid na área de Letras Português, destacou a relevância da participação no programa para a sua formação em curso. “Há muitas pessoas que fazem licenciatura e não atuam na área, porque quando chegam na sala de aula se decepcionam com a realidade. O Pibid vem para fortalecer o vínculo de quem quer continuar. No meu caso, que sempre quis ser professora, essa experiência foi primordial para mim, porque na teoria do curso é tudo muito bonito, mas sem a vivência prática, não tem como saber. E eu percebo que hoje eu não me sinto tão insegura como antes sobre como agir em certas situações na sala de aula”, enfatizou.

A futura docente destacou ainda que a vivência da prática docente proporcionada pelo Pibid ao longo dos 10 meses de atividades permitiu uma maior aproximação com os colegas de curso. “Fez a gente encurtar laços, porque no ensino EaD não tem muito essa possibilidade de criar vínculo. A gente só vai no polo fazer a prova e volta para casa, diferente do trabalho relacionado ao Pibid, em que a gente teve essa vivência presencial”, concluiu Mikelly, acrescentando que todos que participaram do programa seguem firmes e não pensam em desistir da licenciatura.