Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Suporte de Aprendizagem para turmas 2020 dos cursos integrados ocorrerá de 3 a 14 de fevereiro

Programa visa trabalhar as dificuldades básicas em Língua Portuguesa e Matemática de quem ingressa no Ifal.

publicado: 27/01/2020 18h55, última modificação: 28/01/2020 09h55

Os estudantes que formam as quatro novas turmas dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química da modalidade integrado devem comparecer ao Ifal Penedo a partir do dia 3 de fevereiro para participar do Suporte de Aprendizagem. O programa é uma ação pedagógica que visa trabalhar as dificuldades básicas em Língua Portuguesa e Matemática de quem ingressa na instituição, com aulas que somam 20 horas em cada disciplina.

As atividades seguirão até 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, sendo uma semana dedicada aos conteúdos de Português e a outra aos assuntos de Matemática. Para quem está matriculado nas turmas matutinas, as aulas vão das 7h30 às 11h50. Já para os estudantes das turmas vespertinas, o horário do Suporte de Aprendizagem será das 13h30 às 17h50.

Regulamentado pelo Ifal desde 2015, o programa atende as turmas de 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e, geralmente, as atividades acontecem ao longo do primeiro semestre, no turno contrário ao das aulas regulares dos cursos. Mas este ano, assim como aconteceu em 2018, o suporte será ofertado um mês antes do início oficial do ano letivo. “Na avaliação da equipe pedagógica, a ação não funciona muito bem ocorrendo concomitante às aulas porque os alunos não conseguem focar no programa e os resultados acabam não sendo significativos”, justifica o coordenador pedagógico do Campus Penedo, Marcio Abreu.

Segundo ele, para 2020, em função da reestruturação da grade curricular dos cursos, ainda haverá aulas regulares no contraturno, o que tornaria mais complicada a realização do Suporte de Aprendizagem ao longo do semestre. “A antecipação resulta de um esforço da equipe pedagógica com a colaboração dos docentes que irão ministrar os conteúdos e também do fato de o calendário letivo nos dar essa possibilidade”, ressalta Marcio.

Após a realização do suporte e antes do início do ano letivo marcado para 9 de março, as novas turmas dos cursos técnicos integrados terão a semana do acolhimento, que envolve atividades que visam facilitar o processo de adaptação dos calouros na instituição. A programação detalhada será divulgada posteriormente.