Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Suporte de Aprendizagem é estendido para calouros do curso técnico subsequente

Suporte de Aprendizagem é estendido para calouros do curso técnico subsequente

Programa visa trabalhar as dificuldades básicas dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

publicado: 22/08/2019 17h09, última modificação: 02/05/2024 15h14
Exibir carrossel de imagens Ação pedagógica foi inserida na programação de acolhimento do curso noturno.

Ação pedagógica foi inserida na programação de acolhimento do curso noturno.

Diferente de anos anteriores, o acolhimento da nova turma do curso técnico em Química subsequente ao ensino médio está dedicando uma semana inteira de atividades. O objetivo da equipe gestora do Ifal Penedo é que os calouros do curso noturno conheçam melhor o campus, antes de começarem as aulas marcadas para segunda-feira (26). Com dias a mais de programação, uma das novidades para a turma recém-chegada é o Suporte de Aprendizagem, que visa trabalhar as dificuldades básicas dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Regulamentado pelo Ifal desde maio de 2015, o programa já atendia os alunos dos 1º anos dos cursos técnicos ofertados na modalidade integrado ao ensino médio. “Considerando a heterogeneidade das turmas, com diferentes níveis de formação do corpo discente, e a questão da defasagem da educação básica, com estudantes distantes da sala de aula há algum tempo ou que vieram de uma formação inicial precária, estender o Suporte de Aprendizagem para o curso subsequente torna-se uma ação extremamente importante e necessária”, avalia o coordenador pedagógico do Campus Penedo, Marcio Abreu.

Fora da sala de aula há alguns anos, o novo aluno Rantter Nunes das Chagas avalia o programa como necessário para adaptação do corpo discente.Estar fora de um ambiente escolar há algum tempo é a realidade do calouro Rantter Nunes das Chagas, de 30 anos. “Terminei o ensino médio em 2008, depois fiz em 2012 um curso técnico em Informática a distância. Foi aí que comecei a desenvolver a vontade de retornar para a sala de aula e agora é que estou tendo essa oportunidade. Pelo tempo, muito conteúdo foi esquecido, mas eu vejo que aqui no Ifal a instituição está realmente se preocupando com as condições do aluno que ingressa”, disse o novo estudante, que está sem trabalho formal desde 2016, revende cosméticos como fonte de renda e agora aposta na formação técnica em Química para conquistar um lugar no mercado de trabalho.

Disciplinas base para outras

O programa contempla conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, duas áreas que servem de base para outras disciplinas. A parte de Português ficou a cargo do professor Wellinghton Santos, que trabalhou com a nova turma noções de leitura, texto, contexto, discurso e os descritores básicos para compreensão textual. “São assuntos que servem como um arcabouço inicial para os gêneros que serão trabalhados, que são os gêneros acadêmicos, científicos, que usamos ao longo do curso em diferentes disciplinas, como artigo, resenha, resumo, fichamento, entre outros”, afirma o docente.

Com relação à Matemática, nas aulas ministradas durante o acolhimento, o professor Jonas Gonçalves Lopes abordou, por exemplo, os seguintes tópicos: números reais, axiomas sobre os números reais e expressões algébricas. “Os axiomas de associatividade, comutatividade e distributividade são bem usados nas resoluções de equações, as quais envolvem expressões algébricas e ocorrem bastante na própria Matemática, bem como em Biologia, Química e Física”, explica.

O docente completa sua fala com um exemplo de como os tópicos abordados podem ser aplicados em outras áreas: “o conjunto dos números reais é o domínio da função exponencial. Crescimento populacional, taxa de crescimento de bactérias e velocidade de diminuição da concentração em uma reação química são algumas aplicações da função exponencial. Vemos assim a importância de conhecer e saber manipular algébrica e geometricamente os números reais”, conclui Jonas.