Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 'Representação imagética do povo negro no Brasil' é tema de live do Neabi Penedo

Marcado para terça-feira, 9, bate-papo ao vivo integra programação do grupo de estudos online Trançando Ideias.
por Lidiane Neves publicado: 04/06/2020 14h42, última modificação: 04/06/2020 17h28

Na próxima terça-feira, 9, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Penedo realizará uma live sobre "A representação imagética do povo negro no Brasil". O bate-papo ao vivo está marcado para as 19h, no perfil de Instagram @neabi_ifal.penedo, e terá como convidada a cientista social Gizelda Hengstl, doutora em Ciências da Mídia pela Universidade de Marburgo, na Alemanha.

A live integra a programação do grupo de estudos online Trançando Ideias, criado em abril pelo Neabi, em função suspensão das atividades presenciais do Ifal. “O grupo surgiu no contexto da pandemia como uma atividade para engajar os estudantes, ser um espaço de troca, aprendizado, leitura e debate”, explica a coordenadora do Neabi Penedo, Eliza Vianna.

Desde então, já foram realizados três encontros por meio de diferentes plataformas digitais, mas sempre abertos às comunidades interna e externa do Campus Penedo. Entre os assuntos discutidos nas edições anteriores, reflexões sobre a colonialidade do ser nas aulas de língua inglesa, a partir de um artigo da professora e integrante do Neabi, Selma Bezerra; o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus; e o tema “Extrema pobreza, desigualdade racial e Política Pública”, que teve como convidada a pesquisadora Trícia Calmon, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para este quarto encontro do Trançando Ideias, a proposta é dialogar sobre como as pessoas negras no Brasil aparecem representadas e o que se consegue exprimir das imagens a elas associadas. A pesquisadora convidada, Gizelda Hengst, vem concentrando suas experiências acadêmicas em duas vertentes: Ciências Sociais, com ênfase em sociologia geral, sociologia da arte, sociologia ambiental, antropologia visual e metodologia de pesquisa; e em Ciências da Mídia, com ênfase em teoria, análise, estética e história do cinema e televisão, no âmbito nacional e internacional.

O quinto encontro do grupo de estudos online também já tem data: 15 de junho, pelo Google Meets (o link para acesso será ainda divulgado). A leitura sugerida para as discussões são dois capítulos do livro Pele negra, máscaras brancas, de Frantz Fanon.

Sobre o Neabi

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas se configura como um setor propositivo e consultivo que estimula e promove ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática das identidades e relações étnicos-raciais, no âmbito do Ifal e em suas relações com a comunidade externa. Em atividade desde outubro de 2019, o Neabi Penedo conta atualmente com uma equipe formada pelos docentes Eliza Vianna (História), Gisele Lima (História), Marcos Paixão (Sociologia) e Selma Bezerra (Língua Inglesa), pela enfermeira Tamara Silva e pelos estudantes José Rodrigo Martins e Elisabela Araujo.