Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > ProIfal: Campus Penedo recepciona selecionados para curso preparatório

ProIfal: Campus Penedo recepciona selecionados para curso preparatório

Até a véspera das provas do Exame de Seleção, estudantes terão aulas de Português, Matemática e Atualidades.

publicado: 05/09/2019 13h11, última modificação: 02/05/2024 15h15
Exibir carrossel de imagens Primeiro dia de atividades incluiu tour pelo campus.

Primeiro dia de atividades incluiu tour pelo campus.

A quarta-feira (4) foi dia de receber os selecionados para participar do ProIfal. O curso ofertado é um programa de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), destinado à preparação de alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública para o Exame de Seleção que ocorre no final do ano. Nesta edição do ProIfal, um total de 92 estudantes se inscreveram e, com base na média geral em Língua Portuguesa e Matemática, 45 foram convocados para fazer o curso preparatório.

Até a realização das provas do Exame de Seleção, os participantes do programa terão aulas de Português, Matemática e Atualidades (Geografia) duas vezes por semana, às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h40. No primeiro encontro, o coordenador do ProIfal Penedo, Adriano Freitas, explicou como funcionam as atividades, apresentando o conteúdo que será trabalhado em cada disciplina, o cronograma de aulas, a metodologia de ensino. Ao final, convidou a nova turma para um tour às instalações do campus.

Com relação à equipe de professores, Adriano informou que o programa sempre trabalhou com estudantes do Ifal responsáveis por ministrar os conteúdos, sob a orientação de docentes. No entanto, este ano, o ProIfal não conseguiu selecionar monitores para todas as áreas. “Como solução, conversei com alguns docentes do campus e eles toparam integrar a equipe que estará com vocês em sala de aula”, esclareceu.

Paulo Feitosa, coordenador de Extensão do Ifal Penedo.Para os assuntos de Português, integram a equipe o próprio coordenador do ProIfal, a monitora voluntária Ana Carla Lima e o professor Wellinghton Santos. Para a disciplina de Matemática, o programa conta com o docente Regivan Souza e o técnico em Física, Marcelo Alves. Já a parte de Atualidades será ministrada pela estudante monitora Maria Luiza Reis, sob a orientação do professor de Geografia, Lucas Suassuna.

Oportunidade de acesso

Acompanhados de seus responsáveis legais, os alunos do ProIfal 2019 também foram recepcionados pelo coordenador de Extensão, Paulo Feitosa. Na ocasião, ele destacou que o programa acontece em quase todos os campi do Ifal, sendo uma experiência exitosa por possibilitar a igualdade de oportunidades a estudantes da rede pública na disputa por uma vaga na instituição. “A gente sabe que a escola pública de ensino fundamental tem suas defasagens, e o ProIfal tem justamente como público-alvo o aluno que vem dessa rede, para que possa se preparar e concorrer ao Exame de Seleção com mais igualdade de condições”, ressaltou.

Segundo o docente, o ProIfal representa ainda uma oportunidade para que os alunos que desejam ingressar no Ifal conheçam melhor a rotina da instituição. “As aulas acontecem no próprio campus e isso já vai criando uma relação de proximidade, o que é importante para que saibam, de fato, se é aqui mesmo que querem estudar e qual o curso escolher”, afirmou Paulo.

A estudante Eloísa Sybelle com a mãe Edjane Gonçalves.Para a adolescente Eloísa Sybelle, de 14 anos, essa é uma decisão que já está tomada desde que sua professora de Ciências a trouxe para conhecer o Campus Penedo com a turma de 9º ano da Escola Municipal Manoel Soares, há cerca de um mês. “Confesso que antes eu não queria estudar aqui porque tinha uma visão de que era muito difícil ingressar e concluir o curso, mas depois dessa visita tudo mudou. Fiquei encantada com os laboratórios e penso em fazer o curso técnico em Meio Ambiente”, revelou a estudante, que participou do primeiro dia de atividades do ProIfal acompanhada da mãe Edjane Felix Gonçalves.