Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > ProIfal aprova no Exame de Seleção metade dos participantes regulares

ProIfal aprova no Exame de Seleção metade dos participantes regulares

Dos 21 que obtiveram êxito no processo seletivo, nove foram aprovados em Meio Ambiente e 12 em Química.

publicado: 10/01/2020 07h59, última modificação: 23/05/2024 14h49
Exibir carrossel de imagens Cerca de 40 alunos participaram do curso regularmente e 21 conseguiram aprovação para ingresso no Ifal.

Cerca de 50% dos estudantes que frequentaram regularmente as atividades do ProIfal no ano passado obtiveram êxito no Exame de Seleção 2020. Um dos casos é o da aluna Evelyn Layane da Silva Carvalho, aprovada para o curso técnico em Química. “Desde quando estava no 6º ano que ouvia falar do Ifal em Penedo, mas a vontade de ingressar mesmo só veio no 8º ano. Como eu já sabia da existência do ProIfal, só fiquei esperando o período certo para poder participar”, relatou a adolescente.

O ProIfal é um programa de extensão que prepara alunos de 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas para o Exame de Seleção. Na edição 2019, um total de 92 estudantes se inscreveram para as vagas abertas e 45 foram convocados para fazer o curso preparatório. As aulas semanais voltadas para os conteúdos de Português, Matemática e Atualidades, exigidos na prova do processo seletivo, tiveram início em setembro e se estenderam até a penúltima semana de novembro.

Evelyn Layane da Silva Carvalho foi aprovada para o curso técnico em Química.De acordo com o coordenador local do programa, Adriano Freitas, cerca de 40 alunos participaram do curso até o final ou foram a maior parte das aulas. Desses, 21 conseguiram aprovação para ingresso no Ifal, sendo nove no curso de Meio Ambiente e 12 em Química da modalidade integrado ao ensino médio. “Fiquei muito feliz por minha conquista e também porque outros quatro colegas da mesma escola também passaram”, disse Evelyn Layane, que reside no povoado Ipiranga, em Igreja Nova, e concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Professora Aurita Rocha.

Acompanhada pela mãe Gilvaneide Ramos da Silva para efetivar sua matrícula, a nova aluna destacou que o programa de extensão foi fundamental para sua aprovação. “É uma preparação realmente direcionada e me ajudou muito. A parte de Atualidades, por exemplo, acertei todas as questões. Agradeço a todos os professores e monitores que ministraram as aulas do ProIfal”, finalizou a adolescente, referindo-se à equipe formada pelos docentes Adriano Freitas (Português) e Mayra Albuquerque (Matemática), pelo técnico em Física, Marcelo Alves, que colaborou com a parte de Matemática, e pelas monitoras Ana Carla Lima, Suzi Aparecida dos Santos e Maria Luiza Reis, esta última responsável pelas aulas de Atualidades.

Confira abaixo os nomes dos 21 aprovados:

• Emilly de Jesus Santos (Meio Ambiente – Manhã)
  • Rayssa Valentim Gonçalves (Meio Ambiente – Tarde)
  • Rian dos Santos Silva (Química – Manhã)
  • Valéria Silva Santos (Química – Manhã)
  • Eliane Vyctória Dantas Lira (Meio Ambiente – Manhã)
  • Sabrina Silva Santos (Química – Manhã)
  • Wallyson Borges Gonçalves (Química – Manhã)
  • Evelyn Layane da Silva Carvalho (Química – Manhã)
  • Luiz Felipe Silva de Lima (Química – Tarde)
  • Kelyane Santos Brandão (Química – Manhã)
  • Alexsandro Feitosa Santos (Meio Ambiente – Tarde)