Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Preocupação com a sustentabilidade aparece em trabalhos apresentados no Connepi

Preocupação com a sustentabilidade aparece em trabalhos apresentados no Connepi

Trabalhos foram apresentados no formato banner. Um deles destaca a importância do consumo consciente para o desenvolvimento sustentável.

publicado: 13/12/2016 14h04, última modificação: 17/01/2017 09h54

Dentre os banners apresentados por servidores e estudantes do Ifal Penedo no 11º Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), a preocupação com o desenvolvimento sustentável apareceu como tema em dois deles: “Consumo consciente em debate”, apresentado pelos alunos André Luis França e Gabriele Ferreira dos Santos e “Acessibilidade: um desafio para sustentabilidade”, exposto pela aluna Paula Geovana Gomes da Silva.

O primeiro decorre de um projeto de extensão coordenado pela professora Janaína Soares, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar os estudantes da Escola Municipal Manoel Soares de Melo, em Penedo (AL), sobre o consumo consciente dentro e fora do ambiente escolar. Conforme explicou a estudante Gabriele, o trabalho aconteceu em três etapas, incluindo a aplicação de questionários e a realização de palestras e oficinas sobre temas relacionados à sustentabilidade, meio ambiente e recursos energéticos.

“O questionário feito no primeiro contato com os alunos foi para verificar seu conhecimento acerca do tema e apenas 26% das 70 pessoas consultadas disseram saber o que é sustentabilidade”, informou Gabriele, acrescentando que, após a realização das palestras e oficinas, foi aplicado um novo questionário e cerca de 70% dos estudantes afirmaram ter colocado em prática o que foi discutido nas atividades do projeto.

No trabalho apresentado pela aluna Paula Geovana, sob a orientação da professora Maria Regina Gonçalves dos Santos, a sustentabilidade aparece relacionada à questão da acessibilidade. Conforme explicou a estudante, o objetivo da pesquisa realizada em 2015 foi analisar as condições de acessibilidade nos espaços de uso público no centro urbano da cidade de Penedo, levando-se em conta o fato de que, nos últimos 50 anos, o crescimento populacional das cidades brasileiras, aliado à ausência de planejamento urbano, vem causando uma crescente degradação das condições de vida nos centros urbanos que se refletem numa crise ambiental e tem gerado grandes desafios para o poder público.

“Um desses desafios é a inclusão de pessoas com deficiência e os resultados obtidos na pesquisa mostram que, apesar das mudanças sociais, e também dos avanços nas políticas públicas de inclusão, a cidade de Penedo se apresenta distante da realidade pretendida pela legislação e normas de acessibilidade”, concluiu.