Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Plantio de mudas encerra atividades da I Semana de Meio Ambiente do Ifal Penedo

Plantio de mudas encerra atividades da I Semana de Meio Ambiente do Ifal Penedo

publicado: 09/06/2016 12h54, última modificação: 09/06/2016 16h43
Exibir carrossel de imagens Ação foi executada por alunos do 1º e 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente.

Ação foi executada por alunos do 1º e 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente.

A programação desta quinta-feira (9), último dia de atividades da I Semana de Meio Ambiente, foi dedicada ao plantio de mudas, nas dependências do Ifal – Campus Penedo. A iniciativa contou com a participação de representantes do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), responsável pela doação das mudas de espécies nativas.

Para executar o plantio, foram convidadas as turmas de 1º e 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente. As orientações foram dadas pela engenheira florestal do IMA, Talita Almeida. Antes, o coordenador do órgão na região do Baixo São Francisco, Meraldo Rocha, falou sobre a importância da atitude humana em plantar uma árvore.

A área do Ifal escolhida para receber as mudas foi a entrada principal do campus, entre a guarita e o prédio da escola. No local, os alunos plantaram aproximadamente 15 mudas. “Trouxemos plantas que integram o bioma Mata Atlântica para que não encontrem dificuldades em seu desenvolvimento e para valorizar a vegetação local”, informou Meraldo ao se referir às mudas de aroeira, ipê e paineira doadas.

Plantio de mudas no Campus Penedo.Com relação aos cuidados posteriores ao plantio, a proposta do curso de Meio Ambiente é dividir a tarefa entre os alunos e a equipe de funcionários responsável pela limpeza e conservação do Campus Penedo. “É importante que os estudantes se envolvam nessa ação e se responsabilizem pelas árvores recém-plantadas”, ressaltou a coordenadora do curso técnico, Vera Núbia Farias.

Projeto de arborização – Estava previsto que nesta quinta-feira (9) o plantio também acontecesse fora das dependências do Ifal, como resultado da parceria firmada entre o campus, o IMA e a Prefeitura de Penedo para a arborização dos conjuntos habitacionais Mata Atlântica, Vale do São Francisco e Marisa Letícia.

Segundo a professora Vera Núbia, o trabalho começou pela comunidade do Mata Atlântica com a conscientização dos moradores. “Cerca de 40 pessoas aceitaram plantar uma árvore em suas calçadas e ficar responsáveis pelo crescimento dela. No entanto, tivemos que adiar a data do plantio, porque a Coordenação Municipal de Meio Ambiente está fechando parcerias com empresas para que doem cercas de proteção às mudas”, explicou a docente.

Para conferir fotos do plantio de mudas no campus, acesse a página do Ifal Penedo no Facebook.

Matérias relacionadas:

- Alunos aprendem a fazer sabão ecológico e horta vertical
'Momento Educação Ambiental' dá início ao 2º dia de programação da Semana de MA
Começam atividades da I Semana de Meio Ambiente