Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Parceria viabiliza contratação de ex-aluna para assumir Meio Ambiente em Penedo

Parceria viabiliza contratação de ex-aluna para assumir Meio Ambiente em Penedo

Nomeação da nova coordenadora municipal foi assinada pelo prefeito na quinta-feira (5), no auditório do Ifal – Campus Penedo.

publicado: 06/05/2016 11h32, última modificação: 09/05/2016 15h02
Exibir carrossel de imagens Secom/Penedo Nomeação foi assinada pelo prefeito de Penedo no auditório do Ifal.

Nomeação foi assinada pelo prefeito de Penedo no auditório do Ifal.

Resultado de um convênio entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Penedo e a Prefeitura de Penedo, a pasta de Meio Ambiente do município encontra-se hoje sob a coordenação de uma técnica formada na área. Rossineide Matias da Silva é egressa do Ifal e participou, no final de abril, do processo seletivo realizado pela instituição de ensino em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

A nomeação da nova coordenadora foi assinada pelo prefeito Marcius Beltrão na quinta-feira (5), no auditório do Ifal. O ato contou com a presença do diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha Apolinário, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Soares, e do coordenador do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) na região do São Francisco, Meraldo Rocha. O evento também foi acompanhado por alguns alunos e servidores do Ifal, vereadores e familiares da técnica contratada pela prefeitura.

“A função básica do instituto é promover o desenvolvimento da região com mão de obra qualificada. Não adianta ter a melhor estrutura e não formar técnicos que não interajam para a melhoria da sociedade, em especial, da comunidade local”, destacou o diretor-geral Carlson Lamenha, que avaliou como uma conquista da comunidade acadêmica do Campus Penedo a inserção de um de seus ex-alunos na gestão do município, por meio de um processo no qual a meritocracia foi o requisito.

Processo seletivo - Além de Rossineide Matias, outros cinco ex-alunos do Campus Penedo participaram do processo seletivo. Segundo informações da Coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente, todos os egressos devidamente certificados na área pelo instituto receberam o convite via e-mail e seis deles manifestaram interesse.

Rossineide Matias da Silva é egressa do Ifal e participou do processo seletivo realizado pelo Campus Penedo em conjunto com a prefeitura.A seleção foi feita com base na apresentação de um projeto ambiental para o município. A banca avaliadora teve como integrantes o secretário Pedro Soares, representando a gestão municipal, o chefe do Departamento Acadêmico do Campus Penedo, Jackson Souto, e o professor do curso técnico em Meio Ambiente, Daniel Christiano.

O trabalho apresentado por Rossineide Matias, que na seleção obteve nota máxima, propõe a reorganização da política municipal de Meio Ambiente. “Dentre as prioridades, estão os esforços para a reestruturação da legislação vigente e a reativação do conselho municipal”, afirmou a técnica, que contará com o apoio do IMA para a implementação das ações e do Ifal, quando necessitar de suporte técnico.

A duração do contrato da nova coordenadora será de 12 meses e a proposta das instituições parceiras é que, a cada ano, outros técnicos egressos do Ifal tenham a oportunidade de participar do processo seletivo, com projetos que colaborem para o desenvolvimento ambiental de Penedo.